VOLTAR

Delegação de indígenas viaja à Europa para 'denunciar sérias violações' do governo Bolsonaro

O Globo - https://oglobo.globo.com
09 de Out de 2019

Primeira parada será no Vaticano, durante o Sínodo sobre a Amazônia.

RIO - Uma delegação de líderes indígenas brasileiros viajará por doze países europeus para denunciar o que consideram "sérias violações" dos direitos dos povos originários pelo governo Bolsonaro.

A primeira parada será no Vaticano, onde acontece o Sínodo sobre a Amazônia , convocado pelo Papa Francisco. Os indígenas viajam munidos de um relatório do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), da própria Igreja Católica, que aponta um "aumento de invasões a territórios indígenas em 2019" e 160 invasões de madeireiros ilegais em terras indígenas entre janeiro e setembro deste ano, o que equivale a um aumento de 44% em relação ao mesmo período em 2018.

A viagem tem como lema "Sangue indígena: nem uma gota a mais" e contará com a presença de lideranças como Sonia Guajajara, Alberto Terena, Angela Kaxuyana, Celia Xakriabá, Dinaman Tuxá, Elizeu Guarani Kaiowá e Kreta Kaingang. O grupo "Articulação de Povos Indígenas do Brasil" informa que a ação acontecerá entre 17 a 20 de outubro.

Após o Vaticano, o grupo deve seguir para Itália, Alemanha, Suécia, Noruega, Holanda, Bélgica, Suíça, França, Portugal, Reino Unido e Espanha. Durante as visitas estão previstas reuniões com autoridades governamentais, políticos, empresários, ativistas e artistas.

O grupo afirma ainda que irá "denunciar as violações cometidas contra os indígenas pelo presidente brasileiro". Desde antes de sua posse, Bolsonaro afirmou que não permitiria o reconhecimento de novos territórios indígenas e defende a exploração de recursos naturais das reservas.

https://oglobo.globo.com/sociedade/delegacao-de-indigenas-viaja-europa-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.