VOLTAR

Deinfra acelera procedimentos para não perder verba da duplicação da Diomício Freitas, na Capital

Clicrbs - http://www.clicrbs.com.br
29 de Mar de 2011

O Departamento de Infraestrutura (Deinfra) está acelerando os procedimentos para conseguir a liberação de R$ 5 milhões destinados à duplicação da Avenida Diomício Freitas, entre o Trevo da Seta e o Estádio da Ressacada, no Sul da Ilha de Santa Catarina.

A entidade corre o risco de perder a verba do governo Federal e pedirá ao Ministério das Cidades para relevar a cláusula suspensiva, que impede a realização do contrato após 27 de abril.

Atualmente, a entidade encaminhará para a Caixa Econômica a justificativa do funcionamento do trecho e a aprovação do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf). Outra pendência é decidir quem fará as 38 desapropriações. Pelo convênio, a prefeitura ficaria com a responsabilidade operacional, mas isso está sendo revisto e o Estado poderá assumir a demanda. Depois, a entidade financeira ainda terá que analisar os documentos e aprovar o orçamento.

O que poderá demorar mais é a liberação do estudo e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima). O pedido está sendo analisado pela Fundação de Meio Ambiente (Fatma) e precisa do parecer do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - por a duplicação interferir na Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé. De acordo com a analista ambiental da área de preservação Vanessa Cataneo, a organização espera o projeto final para examina-lo. Por lei, o prazo para dar a resposta é de 45 dias, mas a técnica explica que, se for necessário, o ICMBio pode acelerar o processo.

- O projeto que tinham encaminhado para analisarmos no final do ano passado não discriminava a área da reserva que seria suprimida. Pedimos para esclarecer esse ponto - diz Vanessa.

Após a reunião realizada na segunda-feira, com o Deinfra e a prefeitura, o superintendente da Caixa Econômica Federal em Santa Catarina, Roberto Carlos Ceratto, alertou que é melhor o Estado se articular para fechar o contrato antes do dia 27, pois não há garantias de que o Ministério das Cidades vá retirar a cláusula suspensiva.

- Estamos em um contexto de corte de orçamento, não sei precisar se o ministério vai autorizar ou não - salienta Ceratto.

O diretor de Planejamento e Projetos do Deinfra, William Ernst Wojcikiewicz, argumenta que a demora não é responsabilidade apenas do órgão estadual. A Caixa Econômica teria pedido um prazo maior para fazer a análise dos projetos, embora tenha sido entregue no final do ano passado.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=…§ion=Geral&newsID=a3255852.xml

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.