VOLTAR

Decreto vai aumentar Parque dos Três Picos

O Globo, Rio, p. 24
24 de Mai de 2009

Decreto vai aumentar Parque dos Três Picos
Também na Semana do Meio Ambiente vão começar as obras do corredor ecológico Caminhos de Nova Friburgo

Paulo Roberto Araújo

O maior parque estadual fluminense vai ter sua área aumentada na Semana do Meio Ambiente, que vai de 1o.a 7 de junho. Depois de dois anos de estudos, o governador Sérgio Cabral vai assinar o decreto que passa de 46,3 mil para 58,7 mil hectares o terreno do Parque Estadual dos Três Picos. Também na onda verde, o prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello, vai determinar o início das obras para abrir os Caminhos de Nova Friburgo, um corredor de 180 quilômetros que vai interligar trilhas, caminhos e estradas vicinais da floresta.
O Parque Estadual dos Três Picos cobre de verde a maior parte dos municípios de Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Silva Jardim e Guapimirim. A floresta integra o corredor de biodiversidade da Serra do Mar fluminense, o maior do estado. A preservação é indispensável para a sobrevivência de diversas espécies raras e ameaçadas, como a suçuarana (onça-parda), o mutum-do-sudeste e o muriqui, o maior primata das Américas. Além da floresta densa, o parque possui muitos campos de altitude - formação vegetal que ocorre no topo e nas encostas mais elevadas de suas montanhas apresentando uma flora rica e vulnerável.
André Ilha, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), explica que passarão a fazer parte do parque o Morro do Maratuã e o Alto do Pico, em Cachoeiras de Macacu; e a Pedra da Baleia, em Silva Jardim. As propriedades rurais produtivas ficaram fora da área ampliada para não prejudicar a produção de hortifrutigranjeiros.
- A ampliação do parque vai reforçar a proteção dos mananciais de água potável que abastecem as cidades vizinhas; incrementar a atividade turística, em especial o turismo ecológico; e aumentar o repasse do ICMS Ecológico dos municípios contemplados - disse Ilha.
Durante a assinatura do decreto de ampliação do Três Picos, será apresentada a revisão do plano de manejo do parque, já considerando a sua área ampliada, elaborada por técnicos da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea. Este plano é um estudo interdisciplinar que aponta as principais características físicas, biológicas, ecossistêmicas e sociais estabelecendo as diretrizes básicas para a administração do lugar.
A sede do parque será instalada na localidade de Boca do Mato, em Cachoeiras de Macacu. A subsede ficará numa fazenda em Teresópolis, às margens da BR-1 16, que está em processo de desapropriação. No local, será criada uma estrutura de uso público, com trilhas sinalizadas, camping, estacionamento, mesas para piquenique e área de recreação infantil.
- Com a ampliação do Três Picos e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Teresópolis passa a ser a capital do montanhismo, dos esportes radicais e do turismo de contemplação - disse o presidente do Teresópolis Convention Bureaux, Ricardo Raposo.
Em Friburgo, será construído um abrigo e uma área de camping para os montanhistas na recém-desapropriada Fazenda Vale dos Deuses, situada aos pés do Três Picos de Friburgo, que, com 2.310 metros de altitude, são o ponto culminante do parque e de toda a Serra do Mar. Apenas 3% da área de Nova Friburgo são ocupadas pela cidade e por suas sete vilas:
- Nova Friburgo é um parque com belezas naturais fantásticas que precisam ser conhecidas através do ecoturismo. 0 projeto Caminhos de Nova Friburgo vai melhorar, interligar e sinalizar caminhos já existentes para que as' pessoas possam visitar toda a floresta, sem agredi-Ia, num passeio de dois dias - disse o prefeito Heródoto.
Segundo o presidente do Inea, Luiz Firmino, o objetivo da Secretaria estadual do Ambiente é ampliar as áreas protegidas no Estado do Rio:
- A ampliação do Parque dos Três Picos garantirá maior proteção à Mata Atlântica - disse ele, acrescentando que começa segunda-feira, o treinamento dos 80 bombeiros que vão atuar como guardas-florestais, inclusive no Três Picos.

O Globo, 24/05/2009, Rio, p. 24

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.