VOLTAR

Decisão final deve sair em fevereiro

Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT
17 de Dez de 2003

A situação entre índios e posseiros trouxe o vice-presidente da República, José Alencar e o presidente da Funai, Mércio Pereira, a semana passada a Cuiabá, para tentar resolver o impasse.

A visita, porém, fracassou, tendo em vista que nenhum acordo foi firmado depois de seis horas de reunião entre governo federal, representantes indígenas e o governador do Estado Blairo Maggi.

O único ponto positivo do encontro foi dar projeção nacional para o conflito, que pode ter uma decisão judicial até fevereiro de 2004. (ver matéria abaixo)

O prefeito do município de Alto Boa Vista, Mário César Barbosa, que também participou do encontro com o vice-presidente Alencar, afirmou que a área nunca pertenceu aos índios xavantes.

De acordo com ele, o laudo antropológico -com mais de 300 páginas - feito pela Funai foi fraudado e elaborado por um antropólogo que "nunca esteve no local".

O laudo foi um dos documentos utilizados para para que a área fosse titulada e homologada, em nome da União, em 1998.

A Funai afirma que os índios foram retirados da região na década de 60, por uma missão salesiana, com a ajuda da Força Aérea Brasileira e do Serviço de Proteção ao Índio (SPI). Posteriormente a área foi ocupada por uma holding italiana, que instalaria ali a maior fazenda de gado do mundo. (JP)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.