VOLTAR

De MT, secretário garante diálogo com indígenas

Folha Max- http://www.folhamax.com.br/
13 de Abr de 2016

Em uma breve cerimônia de boas-vindas, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, apresentou oficialmente na tarde desta terça-feira (12) o novo secretário Especial de Saúde Indígena, Rodrigo Rodrigues. O ato simbólico aconteceu no auditório Emílio Ribas, na sede do Ministério da Saúde, em Brasília (DF), e recebeu destaque pela presença marcante de caciques, lideranças nacionais indígenas, parlamentares e trabalhadores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). A nomeação de Rodrigo Rodrigues saiu no Diário Oficial da União do último dia 31.

"Quero agradecer a confiança em mim depositada pelo ministro Marcelo Castro e por todas as lideranças indígenas que aqui estão presentes. Este ato com a presença de vocês legitima a escolha do meu nome para o cargo e ratifica o meu compromisso de avançar ainda mais nas conquistas já obtidas nos últimos anos", disse Rodrigues.

O secretário também destacou o novo momento da gestão e o seu comprometimento de trabalhar pela união de forças. "Este é um marco simbólico que registra o início de uma grande integração entre a SESAI e as organizações indígenas. Vamos trabalhar para unir todas as forças em prol da melhoria de vida dos povos indígenas do Brasil e a presença marcante de parlamentares aqui neste ato já demonstra o compromisso com a causa indígena".

O ministro Marcelo Castro reconheceu avanços importantes na gestão da SESAI nos últimos quatro anos. Lembrou que a ampliação orçamentária da pasta é uma prova inequívoca da atenção do Governo Federal com a saúde dos primeiros habitantes do Brasil e garantiu que a mudança na gestão não permitirá retrocessos.

"Esta não é uma mudança para o retrocesso. O ex-secretário Antônio Alves e sua equipe fizeram um excelente trabalho, com dedicação e amor à causa. Muito se avançou na saúde indígena, mas ainda há muito a ser feito. Estamos seguros e confiantes de que, com o apoio de todas as lideranças indígenas do país, o Rodrigo fará um excelente trabalho e seguirá proporcionando a evolução e o aprimoramento que a saúde indígena precisa", frisou o ministro Marcelo Castro.

Expectativas

As expectativas com a chegada do novo secretário foram destacadas pelas lideranças indígenas que participaram do ato. "Estou muito contente com este momento. Vim aqui para manifestar o meu apoio ao novo secretário e dizer que ele precisa nos ouvir. Precisa trabalhar ao lado das lideranças indígenas e integrado à Funai [ Fundação Nacional do Índio]. Funai e SESAI precisam estar juntas para nos ajudar e não brigando entre si", disse o líder do povo Kayapó, Raoni Metuktire.

A necessidade de fortalecimento da SESAI e o repúdio à criação do Instituto Nacional de Saúde Indígena também foram destacados pelo cacique Damião Xavante. "O que o nosso povo precisa é que vocês trabalhem para fortalecer a SESAI e não que vocês criem um instituto".

Representando as mulheres indígenas, a liderança do Sul do Pará, Tuira Kayapó, desejou ao novo secretário um bom trabalho e pediu atenção especial para as populações que vivem em regiões de difícil acesso. "É preciso que a SESAI mantenha sempre as equipes de saúde trabalhando nas aldeias e para isso é preciso uma atenção especial com quem vive em lugares mais distantes", frisou Tuira.

A cerimônia foi também prestigiada pelos deputados Federais Valtenir Pereira (MT), Zeca do PT (MS), Junior Marreca (MA), José Augusto Curvo/Tampinha (MT); o presidente da Funai, João Pedro Gonçalves; além do secretário de Atenção à Saúde (SAS), Alberto Beltrame. Compareceram ao ato 33 lideranças indígenas de diferentes Regiões do país.

http://www.folhamax.com.br/politica/de-mt-secretario-garante-dialogo-co…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.