VOLTAR

Davi Yanomami fala no Parlamento Britânico

Inesc - http://www.inesc.org.br/biblioteca/textos/davi-yanomami-fala-no-parlamento-britanico
09 de Jun de 2009

Na manhã desta terça-feira (9), em entrevista na Rádio CBN, Davi Yanomami foi questionado sobre se alguma vez havia falado no Parlamento Brasileiro. Davi respondeu que gostaria de olhar na cara dos parlamentares, de conhecer seus pensamentos, mas que, infelizmente, nunca havia tido essa oportunidade. Nunca foi convidado para falar no Congresso Nacional como representante do povo indígena Yanomami: "no parlamento do Brasil, eles não se interessam em chamar indígena que luta".

Ao contrario de países com Venezuela e Colômbia, onde é garantida constitucionalmente a representação direta de indígenas nos parlamentos estadual e nacional, no Brasil, falar em participação política dos povos indígenas é algo que causa arrepios conservadores tanto à esquerda quanto à direita.

Em pesquisa de opinião realizada pelo Inesc em parceria com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), onde se buscou identificar tendências sobre reforma política no Brasil junto a 150 parlamentares federais, vê-se o quão conservadoras são as posições na atual legislatura.

Perguntados sobre como deveria se dar a participação dos povos indígenas na eleição proporcional no Brasil, 85,2% dos senadores entrevistados (30) disse que deveria ser como é atualmente, em que os/as indígenas deveriam concorrer com os demais candidatos e 3,3% que os povos indígenas não deveriam ter representação própria no legislativo brasileiro. Perguntados sobre se os povos indígenas deveriam ter um sistema próprio de eleição, sendo-lhes garantido cota específica na Câmara e no Senado, 11,1% disseram ser favoráveis.

As mesmas questões foram feitas na Câmara dos Deputados. Ai, de um universo de 120 deputados, 77,6% dos entrevistados afirmou que os/as indígenas deveriam concorrer com os demais candidatos e 0,9% que os povos indígenas não deveriam ter representação própria no legislativo brasileiro. Perguntados sobre se os povos indígenas deveriam ter um sistema próprio de eleição, sendo-lhes garantido cota específica na Câmara e no Senado, 19% disseram que sim.

Davi Yanomami discursará nesta quarta-feira (10) no Parlamento Inglês, onde falará da situação dos povos indígenas no Brasil e em particular da situação do seu povo. Vai falar que o território dos yanomami no Brasil está novamente sendo invadido por garimpeiros, fazendeiros e madeireiros, e é cobiçado por grupos mineradores que atuam, inclusive, dentro do Congresso brasileiro para que seja liberada a mineração nas terras indígenas. Davi vai falar do descaso com que os yanomami veem sendo tratados pelo Estado brasileiro. Vai falar também das conseqüências disso tudo à saúde dos Yanomami e do desrespeito à autodeterminação do seu povo, garantida pela Constituição brasileira e pela legislação internacional.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.