VOLTAR

Davi Yanomami denuncia invasão na região Ajarani (RR)

Folha de Boa Vista -Boa Vista-RR
17 de Jul de 2001

Um grupo de 11 índios Yanomami, liderados por Davi Kopenawa, denunciou ao presidente da Funai a presença de posseiros na região do Ajarani, porta de entrada para a área yanomami, através da BR-210 (Perimetral Norte). Os índios de Ajarani querem expulsar por conta própria 10 posseiros que estão dentro da área homologada desde 1991. Marinho Yanomami informou a existência de graves conflitos envolvendo indígenas e invasores.
"No começo do ano, nosso parente flechou um branco e ele morreu. Agora a comunidade Ajarani quer fugir porque tá com medo dos parentes do 'branco'. A Funai tem que tirar logo os fazendeiros", reivindicou Marinho. A invasão em Ajarani compreende um trecho de 10 quilômetros nas duas margens da BR-210, entre o igarapé do Trinta e o rio Repartimento. Alvarez informou que um grupo de trabalho vai fazer novo levantamento fundiário para identificar os fazendeiros. "Os recursos para este trabalho já estão contingenciados", comunicou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.