VOLTAR

Dado anual trará 'agradável surpresa', diz secretário de MT

OESP, Vida, p. A16
03 de Jun de 2008

Dado anual trará 'agradável surpresa', diz secretário de MT

Herton Escobar

O governo de Mato Grosso aposta que haverá uma redução do desmatamento no Estado este ano, apesar de todos os indícios de aumento registrados nos últimos meses. A estatística anual é calculada de 1.o de agosto a 31 de julho, com base no sistema Prodes, que contabiliza apenas as áreas onde houve corte raso da floresta. Já o sistema Deter, usado para o monitoramento mensal, considera tanto áreas de corte raso como de degradação avançada, em que a floresta não foi completamente derrubada, mas já está com sua cobertura vegetal bastante deteriorada.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso, Luiz Henrique Daldergan, somente cerca de 40% do que é detectado pelo Deter é corte raso. "Nesse contexto, quando for fechado o dado anual do Prodes, todos vão ter uma surpresa agradável em relação a Mato Grosso", disse. "No fim do ano, a pergunta que tem de ser feita é: quem desmatou mais e quem desmatou menos (em relação ao ano anterior). Isso é o mais importante."

Segundo os dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), produzido pelas ONGs Imazon e ICV, o desmate acumulado em MT de agosto de 2007 a março de 2008 foi, de fato, 16% menor do que no mesmo período anterior. Se forem considerados só os três primeiros meses de 2008, porém, o Estado desmatou mais do que o dobro de 2007. "Vamos ver até julho como é que isso vai ficar", disse Sergio Guimarães, coordenador do ICV. O relatório de abril do SAD será divulgado amanhã.

OESP, 03/06/2008, Vida, p. A16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.