VOLTAR

Curso de formação de gestores de projetos indígenas começa amanhã

24 horas News-Cuiabá-MT
03 de Nov de 2004

Começa amanhã (4), às 9 h, a terceira etapa do curso de Formação de Gestores de Projetos Indígenas, na Casa Luterana, em Chapada dos Guimarães. O curso reúne indígenas dos sete Estados que compõem a Amazônia Legal e faz parte do Programa de Formação de Gestores de Projetos Indígenas.

O objetivo é formar quadros indígenas para gerirem, com autonomia, os seus projetos de desenvolvimento sócio-econômico e cultural. O programa é uma iniciativa conjunta de instituições voltadas para os assuntos indígenas. Os recursos são do Ministério do Meio Ambiente, repassados através dos Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas (PDPI), e de outras fontes financiadoras como os governos britânico e alemão, Banco Mundial, dentre outros.

O curso é coordenado pelo professor do Instituto de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Darci Secchi. As duas primeiras etapas foram ministradas em Manaus (AM). Segundo Secchi, a decisão de realizar a terceira em Mato Grosso é para que os cursistas conheçam a realidade do cerrado mato-grossense, além da própria floresta amazônica.

O curso de gestores de projetos tem duração de 1.600 horas, sendo 600 de aulas presenciais e 900 de estudos e atividades dirigidas nas próprias comunidades indígenas. Como produto final do curso, cada gestor indígena acompanhará um ou mais projetos voltados para os interesses comunitários.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.