VOLTAR

Curso de enfermagem para indígenas

A Crítica (AM) - http://acritica.uol.com.br/
12 de Set de 2011

A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) confirmaram a abertura de processo seletivo para o curso Técnico em Enfermagem, destinado a indígenas que vivem nas aldeias do Alto Solimões. De acordo com o edital, as inscrições começam no dia 26 deste mês e encerram no dia 7 de outubro.

Para concorrer a uma vaga, o candidato terá de pagar apenas uma taxa de inscrição no valor de 20 reais e apresentar a ficha de inscrição - que pode ser adquirida no próprio local - e, em seguida, entregá-la acompanhada do comprovante de pagamento e um documento de identidade com foto. O candidato pode solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição caso esteja desempregado ou receba menos de três salários mínimos.

O curso será oferecido para sete municípios daquela região, dividido em três pólos: Tabatinga, para comunidades do próprio município e de Benjamin Constant e Atalaia do Norte; Santo Antônio do Içá, com os que também vivem em Amaturá e Tonantins; e São Paulo de Olivença. Serão oferecidas 40 vagas para cada pólo.

"O oferecimento desse curso é uma reivindicação das próprias lideranças dessas comunidades, direcionada à Seind e que agora é atendida pelo governo", explica o servidor do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas (Depi), da Seind, Rafael Costodio Tikuna. "À Seind caberá a articulação com parceiros locais visando ao apoio para realização do curso nos pólos de Santo Antônio do Içá e São Paulo de Olivença, bem como para a disponibilização dos materiais para as aulas práticas", acrescentou a chefe do Depi, Rose Meire Barbosa.

O exame será realizado em uma única etapa e será constituído por uma prova objetiva de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e Química, com dez questões cada uma. A prova ocorre no dia 6 de novembro na escola estadual Monsenhor Evangelista de Sefalonia, na Estrada do Ajaratuba, 388.

Inscrições

Em São Paulo de Olivença (a 988 quilômetros de Manaus), as inscrições poderão ser feitas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, localizada na rua Monsenhor Evangelista, s/n, bairro Bonfim.

Em Tabatinga, os candidatos deverão se dirigir ao Centro de Treinamento Alto Solimões, na avenida Pernambuco, s/n, Vila Militar. Já em Santo Antônio do Içá, as inscrições vão ocorrer na Escola Estadual Santo Antônio, na rua Monsenhor Tomaz, 76, Centro.

Pioneiros

A primeira turma de técnicos em enfermagem composta exclusivamente por indígenas no Amazonas foi formada em Autazes, entre 2009 e 2010. O curso de nível técnico também foi promovido pelo Cetam (com apoio da Seind) e capacitou 28 indígenas durante um ano e oito meses, para trabalhar na área de saúde.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Curso-enfe…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.