VOLTAR

Curitiba ganha Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal

Agencia de Noticias do Parana - http://www.aen.pr.gov.br
Autor: Agencia de Noticias do Parana
10 de Dez de 2018

Curitiba ganha Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal
10/12/2018 18:10

O protocolo de intenções foi assinado nesta segunda-feira (10) pela governadora Cida Borghetti; o presidente da Copel, Jonel Iurk; e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Cida destacou que esse é um presente para toda a população curitibana.

O Bosque da Copel, uma reserva natural com 47 mil metros quadrados, será transformado em Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal. O protocolo de intenções foi assinado nesta segunda-feira (10) pela governadora Cida Borghetti; o presidente da Copel, Jonel Iurk; e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Cida destacou que esse é um presente para toda a população curitibana. "Essa é a garantia de que esse espaço no coração da cidade será preservado, cuidado e visitado pelas pessoas. Essa reserva é parte do corredor de biodiversidade da região", disse.

A área fica na sede do Centro de Operação de Geração e Transmissão da Copel. Desde a década de 1970 a companhia preserva e mantém no local a área até então conhecida como Bosque da Copel. De acordo com Jonel Iurk, essa área passa a ser uma reserva particular do patrimônio natural com o status de parque, ou seja, uma unidade de conservação. "Esse certificado vai garantir a preservação desse espaço para as futuras gerações. Além do trabalho de proteção, será feito um plano de manejo da área para abrir o espaço para iniciativas de educação ambiental", disse.

RESERVA - A Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) é uma categoria de unidade de conservação particular, criada por iniciativa do proprietário, com objetivo de conservar a diversidade biológica. O município de Curitiba foi pioneiro ao incluir em sua legislação a criação de RPPN municipal.

O prefeito Rafael, Greca destacou que a cidade, a partir de agora, tem 23 RPPNs e 33 parques, áreas importantes de preservação. "A ideia é preservar esse terreno para os que vão nascer, porque nós passamos mas a mata e as araucárias precisam ficar, as nascentes que formam o rio Campina do Siqueira e que engordam o curso do Rio Barigui também precisam permanecer puras", disse Greca.

Também assinaram o protocolo o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Luiz Fernando de Souza Jamur; a secretária do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza do Carmo Dias; o diretor da Copel Geração e Transmissão, Sérgio Lamy; o diretor de Finanças e Relações com Investidores da Copel, Adriano Rudek de Moura.

PRESENÇAS - Participaram do evento o diretor de transmissão Copel, Cezar Monteiro Pirajá Junior; presidente do Tecpar, Julio Felix; ex-governadora Emila Belinati, diretor do Simepar, Eduardo Alvim; presidente da Compagas, Luiz Malucelli; procuradora-geral de Curitiba, Vanessa Volpi; diretora do Instituto de Curitiba de Saúde, Dora Pizzatto; vereadores de Curitiba.

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=99859

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.