VOLTAR

Cúpula da UE adota meta de renováveis

FSP, Ciência, p. A22
10 de Mar de 2007

Cúpula da UE adota meta de renováveis
Bloco de 27 nações decide incluir 20% de fontes alternativas na matriz energética até 2020 para mitigar mudança do clima
Para ambientalistas, acordo é o mais importante do tipo desde a adoção de Kyoto; Europa assume dianteira na luta contra o aquecimento

RENATE KRIEGER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM BRUXELAS

A União Européia decidiu mudar o curso da política energética do bloco para combater as mudanças climáticas que ameaçam o planeta. Seus 27 países estabeleceram ontem o objetivo unilateral de aumentar o uso de fontes de energia renovável para 20% até 2020.
Durante os dois dias da reunião do Conselho Europeu em Bruxelas, o estabelecimento de uma meta obrigatória para a utilização da energia eólica, solar, biocombustíveis e hidrelétrica foi alvo de controvérsias. Atualmente, somente 6,5% da energia produzida na Europa vêm de fontes alternativas.
"Podemos dizer ao resto do mundo: "A Europa está tomando a dianteira, vocês podem se juntar a nós para lutar contra a mudança climática'", disse o presidente da Comissão Européia, Manuel Durão Barroso.
Os ambientalistas aplaudiram o acordo. Para o Greenpeace, a cúpula européia sobre clima foi "a maior decisão do gênero desde a adoção do Protocolo de Kyoto", em referência ao acordo internacional para reduzir emissões dos gases que aprisionam o calor da Terra na atmosfera (como o gás carbônico), agravando o efeito estufa.
A proposta da UE, presidida pela chanceler alemã Angela Merkel, menciona a importância da energia nuclear, apesar de não classificá-la como renovável. Esse reconhecimento é uma vitória do presidente francês, Jacques Chirac. Ele liderou a oposição a metas para energia renovável porque mais de 70% da eletricidade francesa é de origem nuclear.
Chirac queria a inclusão da energia nuclear, que não emite gases-estufa, na contabilização das energias alternativas. Perdeu por esse lado, mas nações como a França poderão ter metas mais suaves de adoção de energia renovável.
Assim como a França, a Polônia e outros estados menores da UE acabaram dando o braço a torcer, destacando a importância "histórica" da decisão.
Durante o encontro, a Polônia defendeu a perspectiva dos regimes pós-comunistas da UE, para os quais a meta de 20% de energia renovável é impossível de ser atingida.
"Precisaremos da ajuda financeira da Comissão Européia", disse à Folha o ministro da Economia polonês, Piotr Wozniak, evocando a necessidade de adaptação do sistema energético do país aos parâmetros dos países ricos do bloco.
A decisão da UE, no entanto, deverá considerar os diferentes pontos de partida de cada país para aplicar as metas. No documento final divulgado após a reunião, a UE estipula que "os países-membros deverão decidir metas nacionais de fontes de energia renovável para cada setor específico (eletricidade, aquecimento e transportes)".
Para a chanceler alemã, a aprovação das metas demonstra unidade no bloco europeu e serve para pressionar grandes poluidores como EUA, China e Rússia a adotarem medidas contra o aquecimento global. "Com o acordo, a Europa poderá assumir uma posição de liderança exemplar", afirmou a chanceler, na quinta-feira.
O acordo segue uma decisão da Comissão Européia, que já havia sido referendada pelos ministros do Ambiente, de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em no mínimo 20% até 2020. Se países industrializados como a China e os Estados Unidos concordarem, a meta pode chegar até 30%.
O acordo também ambiciona melhorar a eficácia e o aproveitamento da energia, diminuindo o consumo dos países da UE em 20% até 2020. Nesse contexto, a Comissão Européia deverá determinar diretrizes para a redução do consumo na iluminação pública, casas e escritórios. As lâmpadas incandescentes, que gastam mais energia, poderão ser banidas do continente em 2010.
A meta de 20% na redução de gases-estufa foi calculada em relação a 1990. O acordo de Kyoto objetiva reduzir as emissões de gases-estufa da UE em 8% até 2012. Até agora, só 1,2% da meta foi cumprida.
Com agências internacionais

Europa baliza pós-Kyoto, diz especialista

DA REDAÇÃO

A decisão da UE de elevar sua meta de energias renováveis para 20% até 2020 cria uma pressão política para a próxima fase do Protocolo de Kyoto, que deverá ser adotada no ano que vem. A avaliação é de José Goldemberg, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP.
"A meta indica como vai ser o novo Protocolo de Kyoto. O novo acordo não pode ser pior que isso [que os 20% adotados pela UE]", disse Goldemberg. Para ele, a decisão européia tem sabor de vingança: em 2002, Goldemberg e o Brasil foram derrotados na Cúpula de Johannesburgo ao propor uma meta de 10% de renováveis para o planeta até 2010.
"A UE é o único bloco que se comporta seriamente." Mas ele diz que isso é pouco: afinal, os europeus só respondem por 15% das emissões mundiais de gases-estufa.

FSP, 10/03/2007, Ciência, p. A22

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.