VOLTAR

A cultura Yawanawa nas vitrines

Página 20-Rio Branco-AC
Autor: Andréa Zílio
30 de Nov de 2004

A cultura Yawanawa nas vitrines

Grife criada pelos nativos faz sucesso. Depois de exibidas em alguns Estados e países, as roupas chegam às lojas da capital acreana

Modelo exibe roupas da marca Yawanawa

Depois de ser exibida em Rio Branco e percorrer vários cantos do Brasil, indo à Europa e os Estados Unidos, a grife Yawanawa, que divulga a arte e os costumes dos índios dessa etnia, finalmente está nas vitrines da capital acreana. Uma exposição exclusiva da cultura Yawanawa, as roupas também têm como subproduto, um CD que conta toda a história, rituais e dia-a-dia da tribo.

No último sábado, o primeiro ponto de venda da grife realizou uma amostra das peças de roupa masculina e feminina. A empresária Íris Tavares é quem deu o pontapé inicial nesse apoio. As roupas da marca Yawanawa exibem o simbolismo da mitologia da etnia, em forma de grafismo em tecido 100% algodão.

Mais que uma simples confecção, cada peça de roupa da grife Yawanawa representa uma conquista desse povo, que vem conseguindo expressar manter as tradições, divulgando sua cultura em produtos que também garantem subsídios para os projetos que possuem. Joaquim Yawanawa é um dos idealizadores e executores dessa grande idéia. "Uma arte milenar preservada e praticada por nosso povo desde os tempos imemoriais, agora transformado em camisas para homens e vestido para mulheres que levarão a arte do povo Yawanawa para outros mundos como forma de conscientizar a preservação da arte indígena, através do uso da mesma no seu cotidiano", comenta.

Uma idéia à moda brasileira

Antes de criar a grife, Joaquim conta que foi organizada a Cooperativa Agroextrativista Yawanawa, que é a responsável em vender e ministrar o dinheiro dos produtos. As mulheres da tribo, que são responsáveis por grande parte da criação, fizeram uma oficina de serigrafia para aprenderem a colocar em tela as pinturas que fazem no corpo.

As roupas que estão na loja localizada na avenida Ceará, da empresária Íris Tavares, são, para ela, uma obra de arte que merece todo incentivo. Elas estão sendo comercializadas também nos Estados Unidos, Inglaterra, e há algumas propostas de comercialização para a Itália. Em março será feito um lançamento da grife no Rio de Janeiro. Maiores informações sobre o produto no e-mail: awavena@uol.com.br ou pelo telefone (68) 226-6919.

A marca Yawanawa

As confecções da grife Yawanawa trazem em suas estampas, formas esculpidas diariamente pelos próprios índios, em seus corpos. Os traços são inspirados na natureza e representam uma proteção dos espíritos, e, também, uma maneira de mostrarem sua alegria, que é característica da gente que vive na aldeia Nova Esperança, que fica nos arredores do rio Gregório.

A criação da grife Yawanawa, pretende divulgar um pouco da cultura dessa etnia.

Blusas, camisetas, vestidos, roupas que passam a ganhar mais importância, não pela qualidade do tecido, mas pelo valor cultural. Formas, cores e traços indefinidos ao olhar dos brancos, que na visão dos Yawanawa representa uma lenda, uma história sagrada, um costume.

Joaquim Yawanawa conta que essa é a realização de um sonho, que tem intuito de criar uma conscientização do público em geral e de outras etnias, que podem utilizar desse contato para intensificar sua cultura, deixando a moda dos brancos e valorizando ainda mais a sua origem.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.