VOLTAR

Cultura indígena terá cartilha pedagógica

Correio do Povo-Porto Alegre-RS
19 de Ago de 2005

Apresentação do coral guarani de São Miguel

As culturas M'bya Guarani e Caingangue se constituirão em uma proposta pedagógica, com a qual serão instrumentalizados alunos e professores de escolas públicas missioneiras, com vistas ao diálogo e à prática intercultural. Esse é o objetivo do projeto Diálogo Intercultural na Educação Inclusiva: Integração da Comunidade Indígena na Educação da Região das Missões, coordenado pelos professores da URI de Santo Ângelo, Antônio Ramos e Losandro Tedeschi, com patrocínio da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que está liberando R$ 100 mil para o programa.

Além dos índios, a idéia é atingir professores universitários e da rede pública estadual e municipal e crianças e adolescentes das escolas públicas. Ramos explica que a intenção é construir com os grupos indígenas um processo de aprendizado mútuo a respeito do seu patrimônio intangível. Ele diz que até o fim de agosto ocorrerá o envolvimento das comunidades indígenas para obtenção de informações, e de setembro a fevereiro de 2006 ocorrerão encontros entre a equipe multidisciplinar e líderes indígenas para fundamentação e elaboração de uma cartilha. O professor afirma que o resultado do projeto será apresentado durante um seminário em julho de 2006, em Brasília.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.