VOLTAR

Cultura dos índios em exposição no Bosque

A Crítica-Manaus-AM
02 de Out de 2002

A apresentação da dança indígena Japurutu marcou o início da exposição "Identidade e Cultura", que a Coordenação de Extensão do Inpa e a Associação Yakinõ realizam no Paiol da Cultura, Bosque da Ciência. Pintados de urucum, representantes dos povos tuiuca, tucano, ticuna, baniua, pira-tapuia, tariano e dessana, do alto rio Negro, apresentaram melodiosas composições ao som da flauta japurutu, instrumento milenar de suas culturas.

A ex-posição traz peças de artesanato indígena de 42 etnias da Amazônia Brasileira. São bolsas das mulheres marubos, pacarás e esculturas em madeira de balsa dos ticunas, xotós e tubos dos ianomâmis e cerâmicas catukina, dentre outros, que estarão à venda até o dia 3 de novembro no Paiol da Cultura.

Segundo o presidente da Associação Yakinõ, José Bonifácio, e exposição é uma das formas encontradas para a divulgação da diversidade cultural dos povos indígenas.

"Queremos construir um modelo indígena, uma nova gestão de trabalho administrativo que leve em consideração o uso e a valorização do meio ambiente e as práticas tradicionais de cada povo", informou José Bonifácio.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.