VOLTAR

Cuiabá se prepara para receber os Jogos dos Povos Indígenas

G1 - http://globoesporte.globo.com
06 de Nov de 2013

Trinta e oito ocas estão sendo montadas para receber delegações de 48 etnias. Os jogos começam na sexta e seguem até o dia 16 de novembro.

A região do Jardim Botânico, em Cuiabá, arruma os últimos detalhes para os Jogos dos Povos Indígenas.Trinta e oito ocas estão sendo montadas para receber delegações de 48 etnias nacionais e representações indígenas de 16 países. Os jogos começam na sexta-feira e seguem até o dia 16 de novembro.

A programação será rica em apresentações culturais e aberta ao público que queira conhecer mais sobre a cultura indígena. Todos os dias, a partir das 9h, haverá feiras de alimentos indígenas, exposição, vendas de artesanato, pinturas corporais e literatura. No período noturno, a partir das 19 horas, serão realizadas apresentações culturais indígenas e folclores regionais.

A abertura tradicional indígena será feita no dia 08 de novembro, às 17h30. Eles irão acender o Fogo Ancestral Indígena e promovida pelos líderes espirituais das etnias presentes. A abertura oficial do evento será no sábado (09), às 16h30.

Além das ocas, que vão servir de alojamento para os 1.600 participantes, a estrutura é composta por refeitório, tendas para as feiras de artesanato e da agricultura familiar tradicional indígena e a "Oca Digital", que contará com 20 computadores para atividades de inclusão digital. Também foi construída a "Oca da Sabedoria", onde serão realizados os debates sobre a questão indígena no Brasil e no Mundo e o fórum social, que decidirá qual a cidade que receberá os jogos mundiais, em 2015: Palmas (TO), São Paulo (SP) ou Rio de Janeiro (RJ).

Nos jogos nativos de integração serão disputadas as modalidades de arco e flecha, futebol, arremesso de lança, cabo de força, corrida, natação, canoagem e corrida de tora.

http://globoesporte.globo.com/mt/noticia/2013/11/cuiaba-se-prepara-para…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.