VOLTAR

Cubanos atuarão em 21 municípios do Amazonas com IDH mais baixo

D24am - http://www.d24am.com
04 de Set de 2013

Amazonas receberá 61 médicos dos 400 inscritos.

Manaus - O Amazonas é o segundo Estado brasileiro que receberá o maior número de profissionais cubanos selecionados pelo Programa Mais Médicos. Dos 400 inscritos, 61 atuarão em 21 municípios do interior com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo (de 0,5 a 0,599), conforme a definição do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e cinco Distritos Sanitários Especial Indígena (DSEIs), a partir do dia 16 de setembro.

Também neste mês, começam atuar em Manaus e em mais 17 municípios do interior, dos quais dois DSEIs, 36 médicos estrangeiros de outros países inscritos no programa e brasileiros formados fora do País.

"Com a participação dos profissionais cubanos, já neste primeiro mês do programa, conseguiremos oferecer médicos aos 701 municípios que não tinham sido selecionados por nenhum médico brasileiro, nem estrangeiro", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante balanço do Mais Médicos nesta terça-feira.

"Este é ainda o primeiro passo, estamos no primeiro mês de chegada dos profissionais. O grande esforço do Ministério da Saúde é garantir o cumprimento da demanda total dos municípios prioritários e vamos fazer tudo o que for preciso para isso", afirmou.

Na Região Norte, o Pará receberá o maior número de médicos cubanos, 62, seguido do Amazonas (61), Tocantins (16), Amapá (6), Acre (6) e Roraima (6). Ao todo, 123 profissionais de Cuba vão atuar na região por meio de um acordo entre o governo federal com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

De acordo com o ministro, os 400 cubanos serão direcionados a 219 localidades em todo o País (206 municípios e 13 DSEIs). Juntas, as regiões Norte e Nordeste receberão 91% desses médicos - o equivalente a 364 profissionais. Eles trabalharão em unidades básicas de saúde de 187 localidades (69 municípios e 12 distritos indígenas no Norte e 105 municípios e um distrito indígena no Nordeste). Os 36 demais médicos irão para áreas carentes em 26 cidades do Sudeste e em seis do Sul.

Este grupo atende a 29,4% dos 701 municípios que não foram selecionados por nenhum médico ao longo do chamamento individual, que deu prioridade a brasileiros com diplomas do Brasil e a brasileiros formados no exterior antes de convocar estrangeiros de países como Espanha, Argentina e Portugal.

Até o fim do ano, outros 3.600 profissionais cubanos chegam ao Brasil para ocupar os postos remanescentes após novas rodadas de chamamento individual de brasileiros e estrangeiros.

Cubanos

Anori 1
Barreirinha 3
Beruri 3
Borba 2
Caapiranga 1
Canutama 1
Codajás 4
Envira 2
Guajará 1
Ipixuna 2
Itamarati 1
Japurá 1
Juruá 1
Jutaí 3
Maués 5
Nhamundá 1
Novo Aripuanã 1
Pauini 2
Santo Antônio do Içá 4
São Paulo de Olivença 2 Urucurituba 1
DSEI Atalaia do Norte 3
DSEI Lábrea 2
DSEI São Gabriel da Cachoeira 6
DSEI Tabatinga 6
DSEI Tefé 2

http://www.d24am.com/noticias/saude/cubanos-atuarao-em-21-municipios-do…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.