VOLTAR

Críticas à CTNBio

CB, Política, p. 10
19 de Mai de 2007

Críticas à CTNBio

A pesquisadora Lia Giraldo anunciou seu afastamento da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), que na quarta-feira aprovou a liberação comercial do milho trasngênico. "O que vemos na prática cotidiana da CTNBio são votos pré-concebidos e uma série de artimanhas obscurantistas no sentido de considerar as questões de biossegurança como dificuldades ao avanço da biotecnologia", afirmou ela em carta lida no começo da reunião da comissão da última quinta-feira.
Lia Geraldo foi indicada para a CTNBio pelo Ministério de Meio Ambiente, por sugestão organizações não-governamentais. Médica sanitarista, é pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz e dá aulas no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Integrava o grupo minoritário da CTNBio que resistia a aprovações de transgênicos.
"A CTNBio está constituída por pessoas com título de doutorado, a maioria especialistas em biotecnologia e interessada diretamente no seu desenvolvimento", disse Lia. "Há poucos especialistas em biossegurança, capazes de avaliar riscos para a saúde e para o meio ambiente."
Na carta, ela criticou o fato de a legislação ter delegado à comissão - e não a órgãos fiscalizadores - o poder de liberar transgênicos.
"A razão colocada em jogo na CTNBio é a racionalidade do mercado", atacou. A leitura foi seguida por alguns aplausos e uma resposta forte de Luiz Antônio Barreto de Castro, representante do Ministério da Ciência e Tecnologia na comissão. "Um depoimento como este não pode simplesmente ser realizado e não ter um contraponto", afirmou Castro. "Eu queria repudiar da primeira à última palavra."(SN)

CB, 19/05/2007, Política, p. 10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.