VOLTAR

Crise em Transmissão de energia ameaça leilão

FSP, Mercado, p. A28
01 de Set de 2016

Crise em Transmissão de energia ameaça leilão
Falta de linhas pode deixar projetos de fora

DA REUTERS

O fracasso em licitações para a construção de linhas de transmissão de energia, que ganhou força a partir de 2015, quando quase metade dos projetos ofertados não atraiu interesse, poderá ter impacto em leilão de novas usinas de geração deste ano.
Isso pode acontecer porque regras dos leilões preveem que só podem competir projetos que tenham linhas garantidas para escoar sua produção.
Os principais prejudicados devem ser projetos de energia eólica, geralmente localizados em regiões isoladas do Nordeste e no Sul, com conexão limitada à rede, o que pode restringir fortemente o número de usinas aptas a disputar o leilão para contratação de novas usinas eólicas e solares agendado para dezembro deste ano.
A presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Elbia Gannoum, disse que o segmento está "extremamente preocupado" com a questão.
Para Tiago de Barros, diretor da Aneel (agência reguladora), o tema "é o principal desafio para o setor elétrico".

FSP, 01/09/2016, Mercado, p. A28

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.