VOLTAR

Crianças vêem a outra face da colonização

Hoje em Dia (Belo Horizonte - MG)
19 de Abr de 1990

Alunos de escola municipal recebem indígenas Pataxó e Krenak, por iniciativa da coordenação de História e do Cimi. A proposta era com isso romper com a visão fantasiada de esteriótipo dos indios. Segundo Luiz Lobo, do Cimi, o pretendido é mostrar esses povos sob a ótica dos oprimidos e não dos repressores. No contexto mineiro, os Maxakali vem reivindicando faixa de terra entre Água Boa e Pradinho (onde constam as reservas) ocupada por fazendas de gado, bem como o fim da violência e ataques que sofrem dos pistoleiros. Violências que também ocorrem com os outros indígenas que habitam Minas Gerais: os Krenak, os Pataxó e os Xakriabá.
No âmbito nacional, os direitos indígenas garantidos pela nova Constituição (liberdade religiosa, demarcação de T.I) não têm sido cumpridos, segundo denúncia do Cimi.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.