VOLTAR

Crianças quilombolas participam de projeto para conscientização ambiental

ITESP - http://www.itesp.sp.gov.br
14 de Set de 2012

Crianças quilombolas participam de projeto para conscientização ambiental

Crianças quilombolas da Comunidade do Porto Velho participaram na última sexta-feira (31 de agosto) de um dia de campo, como parte do projeto "Nossa Sustentabilidade". Realizado no ambiente escolar, o projeto procura trabalhar os conceitos ambientais com crianças a fim de desenvolver, na prática, o respeito e o cuidado pela natureza, despertando nos jovens a conscientização e o sentimento de contribuição para a qualidade de vida de futuras gerações.

Acompanhados dos pais, alunos de pré à quarta série da comunidade tiveram a oportunidade de aprender e discutir a importância das árvores na conservação do meio ambiente e no combate à erosão dos solos (causada por chuvas em terrenos sem vegetação). As crianças ainda receberam ensinamentos sobre desmatamento, reflorestamento e conservação de florestas para que os solos permaneçam férteis e rios e lagos não sequem, além de esclarecimentos sobre períodos de secas, qualidade e poluição do ar e a fauna brasileira.

Cada criança recebeu e plantou uma muda nativa e uma frutífera - as espécies nativas e comuns a matas ciliares foram plantadas próximas à beira de um córrego, enquanto que as mudas de jabuticaba, acerola, figo, pitanga, limão e laranja foram plantadas próximas à horta da escola. Os alunos comprometeram-se a cuidar das plantações para que as mudas cresçam fortes.

http://www.itesp.sp.gov.br/itesp/Noticias-detalhes.aspx?c=1287

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.