VOLTAR

Crianças indígenas Wayúu estão morrendo de fome e sede na Colômbia

Rádio Yandê - http://radioyande.com
02 de Jun de 2016

A situação enfrentada no departamento de La Guajira na Colômbia com as mortes por desnutrição das crianças da comunidade indígena de Wayúu é grave. Quando uma empresa mineira chegou na área, foi diminuindo o acesso ao líquido. Fome e sede são a realidade enfrentada pela população indígena, as temperaturas na região são entre 35 e 42 graus.

Um fato alarmante é que o rio Ranchería, foi represado para uso exclusivo de empresas dedicadas à exploração de minas de carvão. O jornalista Gonzalo Guillén, conviveu com a comunidade indígena por algum tempo, e fez um um documentário chamado "El río que se robaron", abordando o problema da privatização da água. A denúncia é que milhares de crianças estão morrendo sem nenhuma intervenção do Estado.

O drama vivido pelos indígenas que caminham debaixo do sol em busca de água chegou à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), existe um importante relatório de 2014 da Crisis humanitaria en La Guajira, mas mesmo assim a situação local ainda é complicada pelo descaso das autoridades.

http://radioyande.com/default.php?pagina=index.php&site_id=975&pagina_i…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.