VOLTAR

Criança indígena morre com suspeita de desnutrição em aldeia

Midiamax - http://www.midiamax.com/view.php?mat_id=669657
Autor: João Prestes
19 de Dez de 2009

A menina Tatirrara, de dois anos de idade, morreu ontem na localidade chamada Jaguá Ambá Cué, em Amambai, com suspeitas de desnutrição. A criança sofria de diarréia e vômitos há 15 dias, disseram os pais Jaeson Batista e Marcelina Rodrigues, e não teria recebido atendimento médico. A criança estava com a família na fazenda Maria Auxiliadora, que um grupo de índios ocupa há alguns dias, alegando se tratar de terras dos ancestrais.

Os pais dizem que além de febre e vômito, a menina tinha a garganta inflamada. Como estão em uma área particular, os indígenas dizem que não recebem atendimento da Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Chegaram a apelar para o MPF (Ministério Público Federal), alegando o alto índice de doentes, mas a resposta foi negativa. Nem a Funasa nem a Funai (Fundação Nacional do Índio) podem entrar na área para assistir aos índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.