VOLTAR

Criado o maior viveiro florestal da Amazônia

Página 20-Rio Branco-AC
Autor: Romerito Aquino
23 de Mar de 2005

Investimentos do Estado estão estimados em R$ 1,2 milhão; quatro milhões de mudas serão produzidas por ano.

Governador Jorge Viana disse que a instalação do viveiro é a realização de um sonho.

O Grupo de Produtores Florestais Comunitários do Acre (GPFC) encaminhou ontem à Gerência do Ibama no estado uma série de reivindicações que consideram importantes serem atendidas para o bom desempenho da produção florestal comunitária dos Projetos de Assentamento Extrativista (PAEs) e da Reservas Extrativistas (Resexs) de várias regiões acreanas.

Pelas reivindicações, apoiadas pelo gabinete do deputado federal Zico Bronzeado (PT-AC), os produtores florestais comunitários pedem a intervenção do Ibama para cessar a retirada ilegal de madeira nos Projetos de Assentamento Extrativista Chico Mendes e Porto Dias, no Projeto de Assentamento Pedro Peixoto e na Reserva Extrativista Chico Mendes.

Além disso, no documento entregue pelo GPFC ao gerente executivo substituto do Ibama, Josimar Amorim Caminha, os produtores pedem uma posição oficial da Gerência Regional do órgão em relação ao manejo florestal comunitário de uso múltiplo. Outra posição solicitada ao Ibama diz respeito à comercialização de produtos florestais das colocações existentes na Resex Chico Mendes, em Xapuri.

Os produtores florestais também cobram do Ibama uma posição sobre a atuação do escritório de manejo florestal, que funciona numa parceria entre o Ibama, o Imac e a SEF, frente aos PAEs e as Resexs, principalmente no que diz respeito a aprovação de planos de manejo e emissão de autorizações para o transporte de produtos florestais..

Outra posição solicitada pelos produtores ao órgão de meio ambiente diz respeito à necessidade de regulamentação e estabelecimento de acordos para os conflitos fundiários entre o licenciamento e implementação da atividade de manejo florestal e os direitos dos posseiros que ocupam terras públicas e privadas destinadas no momento à atividade de manejo florestal. Por fim, os produtores pedem uma maior presença do Ibama nos municípios de Xapuri e Acrelândia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.