VOLTAR

Criada após naufrágio de navio negreiro, comunidade quilombola resgata raízes culturais no RN

G1 g1.globo.com
Autor: Lucas Cortez
20 de Nov de 2017

Localizada ao lado da paradisíaca praia da Pipa, em Tibau do Sul, no litoral potiguar, a comunidade quilombola Sibaúma desenvolve atividades para preservar a cultura afro-brasileira no Rio Grande do Norte, através do coco de zambê e da capoeira. O grupo comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, nesta segunda-feira (20).

Sérgio Caetano, de 39 anos, é representante social e comunitário do local. De acordo com ele, a história de Sibaúma teve início há mais de 400 anos, quando um navio negreiro naufragou e parte da tripulação conseguiu sobreviver e chegar à costa potiguar. Essa história vem sendo contada ao longo das gerações, e os registros, feitos pela sua avó, foram publicados em uma revista em 1969.

Ainda de acordo com o líder comunitário, no início, o local teve o nome de Libaúma e depois passou a se chamar Sobaúma, até chegar à atual Sibaúma. A comunidade conta com cerca de 900 habitantes e foi oficialmente reconhecida como quilombola em 2005, pela Fundação Palmares.

Diversas atividades são desenvolvidas a fim de preservar a cultura do local, como a prática da capoeira entre os moradores da comunidade, promovida pelo grupo Herdeiros de Zumbi. Além disso, existe o Coco de Zambê Tambô Pau Furado, que resgata uma brincadeira herdada pelos antigos escravos através dos batuques de tambores. Nela, são entoados cantos improvisados e danças ritmadas, geralmente de baixo de uma árvore.

Com rica beleza natural e localizada ao lado de praias famosas, como Pipa, a comunidade tem um grande potencial turístico, reconhecido pelos próprios moradores. Mas Sérgio revela que a luta da comunidade é por um desenvolvimento turístico com responsabilidade, preservando a cultura, a história e os costumes locais.

Desse modo, João Maria, morador do quilombo, criou uma das únicas barracas de comidas e bebidas da praia, que tem como nome Tempero Quilombola. "Vivemos em uma praia turística, temos que conciliar nossa história com o turismo", argumenta.

A pesca artesanal é um dos destaques da economia local. Diversos pescadores ficam em grupos na beira do mar. Quando identificam o cardume se aproximando, lançam a rede e buscam os peixes, que servem para o próprio consumo e venda na região.

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado nesta segunda-feira, 20 de novembro, e foi instituído oficialmente no ano de 2011. A data relembra a morte de Zumbi (1655 - 1695), o último líder do Quilombo dos Palmares, no atual estado de Alagoas, um dos mais importantes do período colonial no país.

E no quilombo de Sibaúma, os festejos em alusão à data terão início a partir das 16h desta segunda, com grupos potiguares de percussão, capoeira e dança, além de exposição de artesanato.

https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/criada-apos-naufrag…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.