VOLTAR

Criação de Unidades de Conservação na Serra do Itapeti, entre os municípios de Mogi das Cruzes, Guararema e Suzano

Fundação Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br/
30 de Out de 2013

Em agosto do presente ano, iniciou-se um processo técnico científico e político visando a criação de Unidades de Conservação - UCs na Serra do Itapeti, envolvendo órgãos estaduais - Fundação Florestal e Instituto Florestal - e representantes das prefeituras dos municípios abrangidos pela Serra - Mogi das Cruzes, Guararema e Suzano.

A Serra tem um extensão de 5.349,96 mil ha, e até 5 km de largura e, em que pese a área ser legalmente protegida (Lei Estadual no 4.529, de 18 de janeiro de 1985), apenas 8,25% do território são Unidades de Conservação e, por esse motivo, de acordo com estudos, essas áreas estão sistematicamente diminuindo as áreas naturais de florestas. Frente a essa realidade, apontou-se a necessidade de delimitar a área da Serra e o decreta-la como Unidade de Conservação categorizada pela Lei Federal no 9.985/200 - SNUC.

Seguindo as normas de criação de UCs, no dia 18 de novembro de 2013 será realizada uma Audiência Pública, na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, conforme Edital de Convocação publicado no Diário Oficial no dia 19 de outubro de 2013, para discutir as propostas de "Criação de Unidades de Conservação na Serra do Itapeti, abrangidas pelos municípios de Mogi das Cruzes, Guararema e Suzano".

Abaixo, faça o download do Relatório Final com a Proposta para Criação das Unidades de Conservação da Serra do Itapeti e do Mosaico Itapeti - Tietê, contendo informações científicas da área e justificativas para a criação; dos mapas temáticos; e do Edital de Convocação da Audiência Pública publicado no Diário Oficial no dia 19 de outubro de 2013

http://fflorestal.sp.gov.br/2013/10/30/criacao-de-unidades-de-conservac…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.