VOLTAR

Crescimento imobiliário compromete sítios arqueológicos do litoral do Rio, diz pesquisador

Agência Brasil
Autor: Norma Nery
01 de Out de 2007

O crescimento acelerado das cidades da Região dos Lagos, no litoral norte fluminense, é uma ameaça à preservação histórica local, alerta o arqueólogo Jouber De Decco.

Ele integra a equipe do Instituto de Arqueologia (IAB) que trabalha nas escavações do Sambaqui da Tarioba, no município de Rio das Ostras.

Segundo ele, os inúmeros lançamentos imobiliários e a falta de informação da população sobre a importância da preservação desses sítios ameaçam um patrimônio rico em tradição.

"Toda essa região do litoral tem muito sítio [arqueológico]. Só aqui em Rio das Ostras, já temos 15 sítios registrados, entre históricos e pré-históricos. Esse patrimônio precisa ser preservado e respeitado, pois está sendo destruído pelo crescimento imobiliário".

Esta semana, os arqueólogos concluíram a terceira etapa de escavações no Sambaqui da Tarioba, um sítio histórico de quatro mil anos, que guarda informações de uma população semi-nômade que ocupou a região antes dos índios.

Durante o trabalho, foram encontrados cinco lâminas de machado, um possível afiador de flecha, presas de animais de médio porte, dente de tubarão e grafites usados como adorno.

O sambaqui num terreno localizado atrás do Museu da Cultura, no centro de Rio das Ostras.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.