VOLTAR

Cresce atenção das companhias à biodiversidade

Valor Economia, Empresas, p. B10
22 de Set de 2016

Cresce atenção das companhias à biodiversidade

Rafael Rosas

O uso sustentável da biodiversidade brasileira é uma preocupação cada vez maior para as empresa do país. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 120 empresas revelou que 49,2% das companhias investiram, nos últimos dois anos, em produtos, práticas e processos visando ao uso sustentável de recursos da biodiversidade.
O grau de importância atribuído ao uso sustentável da biodiversidade na indústria é alto ou muito alto para 32,5% dos entrevistados e 35% dos consultados dizem que a importância do tema aumentou muito nos últimos cinco anos. Para 44,2% dos empresários, a importância da biodiversidade aumentou devido a uma maior conscientização das pessoas, enquanto para 16,3% as campanhas e o trabalho da imprensa foram determinantes para esse crescimento.
Olhando para a atuação das companhias, a pesquisa mostra que 52,5% das empresas investiram, nos últimos dois anos, em produtos que utilizam recursos da biodiversidade, enquanto 78,3% aportaram recursos em práticas e processos para o uso sustentável da biodiversidade.
O principal fator que leva uma empresa a investir em práticas e processos para o melhor uso da biodiversidade é a reputação junto à sociedade e consumidores, citado por 38,3% dos entrevistados, seguido pela redução de custos, lembrada por 31,9%. E para 74,4% dos empresários que investiram no setor, os retornos foram positivos ou muito positivos.
O ponto fraco, segundo os empresários, são as linhas de financiamento para o setor. Para 67,5% dos entrevistados, elas não são suficientes para estimular o uso sustentável da biodiversidade pela indústria.
Das 81 empresas que afirmaram que as linhas são insatisfatórias, 33,3% dizem que não existem linhas ou que as desconhecem. Para 13,6% falta divulgação e outros 11,1% acham que o governo não dá prioridade a esse tipo de financiamento e 9,9% consideram o custo financeiro elevado.
Entre os que conhecem os programas, apenas 22,6% realmente os utilizam. No total, das 120 pesquisadas - incluindo as empresas que não conhecem as linhas de financiamento - apenas 5,8% utilizam essas linhas.
Entre os empresários entrevistados, 26,7% acreditam que incentivos fiscais deveriam ser dados pelo governo para incentivar os investimentos no uso sustentável da biodiversidade, enquanto 21,7% acreditam que o aumento da fiscalização ajudaria o setor.

Valor Economia, 22/09/2016, Empresas, p. B10

http://www.valor.com.br/empresas/4718245/cresce-atencao-das-companhias-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.