VOLTAR

CPI de Brumadinho propõe plebiscito sobre reestatização da Vale

OESP, Política, p. A4
29 de Out de 2019

CPI de Brumadinho propõe plebiscito sobre reestatização da Vale

Coluna do Estadão
29 de outubro de 2019 | 05h00

Comandada pela esquerda na Câmara dos Deputados, a CPI de Brumadinho vai propor a realização de um plebiscito sobre a reestatização da Vale. "A população tem o direito de decidir se o lucro deve ou não ser revertido para a sociedade", afirma o presidente da comissão, Júlio Delgado (PSB-MG). Em seu relatório, Rogério Correia (PT-MG) diz ser necessário questionar os benefícios desse tipo de mineração, finita, que não compartilha lucros com os municípios e deixa as populações expostas a tragédias ambientais como as de Brumadinho.

O caminho. A recomendação do relatório da CPI, que tem 595 páginas e deve ser lido nesta terça (29), é dar prosseguimento ao Projeto de Decreto Legislativo 522/2019: autorização para a realização do plebiscito.

Para lembrar. A tragédia de Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro deste ano, quando uma barragem da Vale se rompeu na cidade mineira. Até ontem, 251 corpos haviam sido encontrados e a 19 pessoas continuavam desaparecidas.

Exemplo. Há expectativa da abertura de processo contra a Tüv Sud (empresa que deu o parecer atestando a estabilidade da barragem) na Alemanha. Uma comitiva de parlamentares e familiares entregou semana passada uma denúncia ao parlamento alemão.

Com a palavra. Em nota, a Vale diz considerar fundamental uma conclusão pericial, técnica e científica sobre as causas do rompimento antes de serem apontadas responsabilidades. "A Vale e seus empregados permanecerão colaborando ativamente com as autoridades competentes."

OESP, 29/10/2019, Política, p. A4

https://politica.estadao.com.br/blogs/coluna-do-estadao/cpi-de-brumadin…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.