VOLTAR

CPI das ONGs discute e vota relatório final dos trabalhos

Brasil Norte-Boa Vista-RR
11 de Dez de 2002

Após funcionar por quase dois anos e colher mais de 20 depoimentos, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar denúncias de irregularidades atribuídas a organizações não-governamentais (ONGs) em atuação no país vai submeter seu relatório final a discussão e votação nesta terça-feira (10), após a Ordem do Dia. O colegiado foi criado por iniciativa do senador Mozarildo Cavalcanti, que presidiu os trabalhos, e tem como relator o senador Leomar Quintanilha (PFL-TO). O último depoimento colhido pela CPI das ONGs, na última terça-feira (3), foi dado pelo representante brasileiro da organização canadense Focus on Sabbatical, José Antônio dos Santos.

O depoente confirmou denúncias de que a Focus não está instalada oficialmente no país e que teria como objetivo o pagamento de US$ 165, por hectare, a produtores de soja brasileiros que concordassem em reduzir sua produção. "A idéia é cortar produção para aumentar os preços internacionais da soja", revelou o representante da Focus na ocasião. Diante dessas declarações, o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) solicitou posicionamento oficial do governo brasileiro sobre as atividades da ONG canadense. A senadora Marina Silva (PT-AC) classificou a atuação da Focus como "contrária à ética", enquanto Mozarildo considerou "inusitada" a disposição da organização de investir quase US$ 1 bilhão para reduzir a produção brasileira de soja e outros grãos

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.