VOLTAR

Corredor ecológico é projetado por arquiteto

O Diário de Mogi - http://www.odiariodemogi.inf.br
Autor: Jamile Santana
26 de Set de 2014

Um projeto futurista que tem como objetivo ligar as serras do Itapeti e do Mar, com base no traçado das rodovias de Mogi das Cruzes, está em exposição no Casarão do Chá, no Cocuera. O corredor ecológico que prevê a reprodução do ecossistema dentro de um tubo suspenso sobre uma via rápida de veículos compõe a mostra "A arte na Arquitetura", que poderá ser conferida até domingo. A proposta foi elaborada pelos arquitetos Paulo Pinhal e Fernando Claret e, apesar da imponência, tem como objetivo apenas chamar a atenção das autoridades para um corredor ecológico muito mais simples, que exige apenas o plantio de mudas das plantas nativas da região.

"Na verdade, o projeto que apresentamos para vários órgãos do Executivo é simples, prevê apenas o plantio de mudas nativas num traçado que liga a Serra do Mar, na Mogi-Bertioga, com a Serra do Itapeti, na Mogi-Guararema. O problema é que os órgãos não se conversam entre si e ficamos reféns de uma série de autorizações que nunca saem e o plano ficou parado. Então, projetamos esse corredor que fica em um tubo, onde dentro tem a floresta", detalha Pinhal.

O tubo de larga escala abrigaria fauna, flora e passagem de animais de diferentes espécies. O acesso ao local seria feito pelas reservas naturais dentro das serras, no chão, mas de forma exclusiva para animais e de forma restrita a pesquisadores. Segundo os arquitetos, o tudo de 100 metros de diâmetro por 70 metros de altura possibilita a permanência de grandes árvores e voos de pássaros, criando um ambiente natural. Abaixo do tubo transparente está projetada uma via expressa de veículos que faz a mesma ligação entre os extremos das serras, sem que haja qualquer contato físico ou visual da mata. "Isso porque a base do tubo seria de concreto, que também funcionaria como reservatório de água, a partir da captação da chuva para o reúso na mata", acrescenta Pinhal.

http://www.odiariodemogi.inf.br/cidades/cidades/25703-corredor-ecologic…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.