VOLTAR

Coronavírus: entidade indígena tenta no STF obrigar governo a proteger indígenas

O Globo - https://blogs.oglobo.globo.com
Autor: Lauro Jardim
30 de Jun de 2020

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) protocolou ontem uma ação no STF com o objetivo de obrigar o governo a adotar com urgência medidas de proteção aos povos indígenas durante a pandemia.

No texto, seis pedidos. Entre eles, a instalação e a manutenção de barreiras para proteger regiões com comunidades isoladas e de contato recente, assim como a retirada de invasores que atuam em sete terras indígenas - como no território Yanomami, onde existem pelo menos 20 mil garimpeiros.

O documento pede também ainda que o Conselho Nacional de Direitos Humanos, com participação da Fiocruz e de representantes indígenas, elabore em 20 dias um plano de enfrentamento da crise sanitária.

https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/coronavirus-entidade-i…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.