Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/Web%20Funasa/not/not2009/not853.html
19 de Out de 2009
A Coordenação Regional da Funasa de Roraima (Core/RR) está lançando o projeto Qualiágua nas comunidades indígenas do estado. Segundo o coordenador Marcelo Lopes, o projeto está levando água de qualidade para as populações indígenas que já possuem água encanada nas comunidades.
"O programa consiste em dotar um clorador simples nos sistemas de abastecimento de água já existentes nas comunidades e assim levarmos, neste primeiro momento, água de qualidade para aproximadamente 22 mil indígenas", explicou.
Para isso, técnicos da Divisão de Engenharia e Saúde Pública (Diesp) da Core/RR, estiveram recebendo capacitação e orientação para implantar clorador simplificado nas redes de abastecimento de água das comunidades indígenas de Roraima. Durante três dias o farmacêutico-bioquímico Marinaldo da Silva Valente, da Core/AM, esteve capacitando os técnicos para implantarem o clorador simplificado planejado e construído por ele.
Marinaldo explicou que o equipamento é de fácil montagem, fácil manuseio e tem baixos custos. "Oferecer água de boa qualidade às comunidades indígenas é um dos objetivos principais da Funasa e foi pensando nisso que venho trabalhando neste projeto do clorador simplificado para pequenos sistemas de abastecimento de água em aldeias", disse.
Ainda, segundo Marinaldo a demanda pelo equipamento surgiu da necessidade de adequação de um sistema às condições das aldeias. "O clorador simplificado não precisa de energia elétrica para funcionar, sendo mais uma vantagem do equipamento que proporciona a dosagem ideal de cloro na água", disse.
Com a capacitação de montagem e manutenção do clorador, os técnicos do Diesp irão dotar mais de 80 comunidades indígenas com o equipamento e atuarão como agentes multiplicadores junto aos Aisan (Agentes Indígenas de Saneamento).
"A operação dos cloradores é uma atribuição dos Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan) que foram capacitados pela Funasa e que agora serão orientados a manusear o equipamento pelos técnicos que receberam essa capacitação", disse.
Ele informou que os Aisan utilizam um kit de medição de cloro e preenchem formulários sobre a quantidade da substância na água, assegurando a qualidade da mesma.
Para o chefe da Diesp em Roraima, a Core/RR está cumprindo o que estabelece a Portaria 518/2004. "A água fornecida coletivamente deve ser submetida a processo de desinfecção de forma a garantir o atendimento à população com padrão microbiológico e é isso que estamos fazendo", disse.
Com o projeto, o coordenador Marcelo Lopes espera diminuir os casos de doenças transmissíveis pela água e reduzir o número de atendimentos e remoções para a Casas de Saúde do Índio (Casai)."Com esse trabalho pretendemos diminuir a incidência de doenças causadas por ingestão hídrica, tais como a diarréia, cólera e a leptospirose e assim diminuir os casos de atendimento nas aldeias e nas internações na Casai", afirmou.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.