VOLTAR

Core/Ba inaugura sede do Pólo Indígena em Porto Seguro

O Sollo - http://www.jornalosollo.com.br/noticia.php?id_noticia=2645
14 de Ago de 2009

A Coordenação Regional da Funasa na Bahia inaugura no próximo dia 21, às 16 horas, em Porto Seguro, o novo Pólo Base Indígena. Iniciativa que vai beneficiar aproximadamente 13 mil indígenas da etnia Pataxó, distribuídos em 23 aldeias nos municípios de Santa Cruz de Cabrália, Itamarajú, Prado e Belmonte.

Projeto inovador, o Pólo Base Indígena de Porto Seguro, que foi construído com recursos da ordem de R$ 727 mil, em investimentos do Projeto Vigisus II (Banco Mundial), servirá como referência e apoio nas ações administrativas, de saúde e saneamento ambiental para as diversas aldeias da região.

Com estrutura de 1.700 metro quadrados, o Pólo Base Indígena terá um laboratório de controle da qualidade de água, salas para técnicos de saneamento, uma recepção, espaço para reuniões, armazenagem e distribuição de medicamentos, plataforma de elevação para portadores de necessidades especiais e um auditório com 56 lugares.

"Sua construção não só eliminará o custo de aluguel, como vai oferecer melhores condições de trabalho para as equipes técnica e administrativa" declarou Jorge Araújo, Chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

William Dell'Oso, Coordenador Regional da Funasa na Bahia, considera ser de fundamental importância atender as comunidades indígenas com dignidade. Disse ainda que a figura de Hermézio Serrano, gerente do Projeto Vigisus II, possibilitou alcançar esta conquista, fruto da importante parceria entre a Coordenação Regional, o Presidente da Funasa, Danilo Forte, do Projeto Vigisus II, e do DESAI, através do seu diretor Wanderley Guenka. "Isso demonstra a inequívoca vontade de fortalecer a saúde indígena no nosso Estado".

Na solenidade estarão presentes William Dell'Oso, Coordenador Regional da Funasa na Bahia, Danilo Forte, Presidente da Funasa, Wanderley Guenka, Diretor do Departamento de Saúde Indígena (DESAI), Jorge Alves de Araújo, Chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Ancelmo da Conceição, Presidente do Conselho Distrital Indígena (CONDISI), além de lideranças indígenas da região, Prefeitos e Secretários de Saúde dos municípios circunvizinhos e diversas autoridades.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.