VOLTAR

Core/AP: profissionais são treinados para trabalhar na saúde indígena

Funasa - http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=23
12 de jan de 2010

Profissionais contratados este ano para trabalhar na área de saúde indígena iniciam, nesta quarta-feira (13), um treinamento promovido pela Coordenação Regional da Funasa no Amapá (Core/AP) em parceria com o Instituto Brasileiro de Santa Catarina (Ibrasc), no auditório da Escola Estadual Graziela Reis de Souza. O objetivo é capacitar a equipe para implementar os programas da atenção básica nas aldeias situadas no Amapá e norte do Pará, no Parque do Tumucumaque.

Participam do treinamento 60 profissionais contratados para compor a equipe multidisciplinar que irá atender no Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e norte do Pará (Dsei/AP).

Participam do treinamento cirurgiões dentistas, auxiliares de cirurgião dentista (ACD), nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos bioquímicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que estão contratados pelo Ibrasc.

Serão 10 dias de capacitação da equipe nos programas de atenção básica disponibilizados pelo Ministério da Saúde, como tuberculose, hanseníase, saúde da criança e da mulher, DST/AIDS, e endemias. Especificidades étnicas e culturais dos índios e contextualização do Dsei/AP são temas que também estarão sendo abordados no treinamento.

A abertura oficial pelo chefe de gabinete da Funasa, Moisés Santos, responsável pela Core/AP, aconteceu às 8h, com a participação do presidente do Conselho Indígena de Saúde (Condisi/AP), Kaitona Wajãpi e de representantes do Ibrasc no Amapá.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.