VOLTAR

Core/AP faz parceria com FAB para transportar indígenas

Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/notFunasa.asp
18 de Nov de 2009

Mais de 50 índios da etnia Tiryós foram transportados de Macapá para o Parque do Tumucumaque, no norte do Pará, pela Força Aérea Brasileira (FAB), na tarde de ontem (17). A ação é resultado de uma parceria firmada pela Coordenação Regional da Funasa no Amapá (Core/AP) com o 1 Comando Aéreo Regional (Comar), sediado no município de Oiapoque, extremo norte do estado.

Segundo a chefe da Casa de apoio à Saúde do Índio (Casai/Macapá), Ana Quaresma, um grande número de indígenas da etnia Tiryós que se encontrava em tratamento médico na capital amapaense teve alta, necessitando de retorno para suas aldeias. "Buscamos a parceria com o Comar para viabilizar uma aeronave com capacidade para transportar esses índios, entre pacientes e acompanhantes, para a Missão Tiryós, cujo acesso é feito somente por via aérea", disse a chefe. Ela explicou ainda que pelo contrato que a Core/AP tem com uma empresa aérea, teriam que ser feitos vários voos, pois são aviões de pequeno porte com pouca capacidade de carga.
O responsável pelo embarque dos indígenas em Macapá, suboficial Remígio, do 1 Comar, informou que a FAB disponibilizou um avião Caça, modelo C-105, para transportar os índios encaminhados pela Casai/Macapá, sendo 14 indicados pela Funai. Foram transportados ainda, 441kg de medicamentos encaminhados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e Norte do Pará (Dsei/AP) para atender ao Polo-Base da Missão Tiryós.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.