VOLTAR

Core/AM promove reunião interdistrital de saúde indígena

Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/notFunasa.asp
19 de Ago de 2009

Iniciou na segunda-feira (17), a 3ª Reunião Interdistrital de Saúde Indígena do ano, promovida pela Coordenação Regional da Funasa no Amazonas (Core/AM). Compareceram ao evento o diretor-executivo da Funasa, Faustino Barbosa Lins Filho; o diretor do Departamento de Saúde Indígena (Desai), Wanderley Guenka; a coordenadora regional do estado, Cecimar Suath Amaral; a procuradora do Ministério Público Federal (MPF) do Amazonas, Luciana Portal Gadelha, e demais técnicos e representantes indígenas.

Na abertura, Faustino Barbosa convocou os setores da coordenação para atuarem em conjunto com o coordenador regional, enfatizando que a gestão é feita por todos e que a união fortalecerá a Core/AM. "Fiz questão de vir aqui para dar apoio e dizer que a diretoria executiva está acompanhando a situação do Amazonas e de suas demandas para tentar viabilizá-las e apontar soluções", destacou.

A coordenadora regional substituta, Cecimar Suath Amaral, agradeceu pela presença dos diretores e convocou os chefes dos Dseis, presidentes dos Condisi e demais técnicos da Core/AM a realizarem um bom trabalho durante toda a semana visando dar agilidade e resolutividade nos processos internos. "A reunião interdistrital é o melhor instrumento para discutir os problemas com os gestores e dar solução às pendências de forma que a população indígena seja a principal beneficiada", acrescentou Wanderley Guenka.

Ontem (18), a procuradora do MPF, Luciana Porto Gadelha, ouviu durante toda a manhã as demandas dos chefes dos Dseis e, principalmente, dos presidentes dos Condisi.

Os representantes fizeram exposições sobre o andamento das ações de saúde no Estado e ouviram da procuradora recomendações para melhoria. Luciana Gadelha expôs ainda o trabalho que MPF realiza no Amazonas com respeito à saúde indígena, ao mesmo tempo em que esclareceu o papel do controle social e a sua importância na fiscalização das ações de saúde realizadas pela Funasa e pelas Ongs.

O encontro prossegue até sexta-feira (21) e acontece na sala de reuniões da sede da Core/AM.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.