VOLTAR

Coordenadores planejam ações

A Critica-Manaus-AM
24 de Out de 2002

Os coordenadores dos grupos de referência (GR) do Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas (PDPI) estarão reunidos até hoje em Manaus para planejar as atividades que vão desenvolver como parte das ações estratégicas para consolidar o projeto que atua nos nove Estados da Amazônia brasileira. Compõem os GRs indígenas e não indígenas cujos nomes foram encaminhados por representações de comunidades e organizações indígenas e aprovados pela Comissão Executiva do PDPI, na segunda reunião da CE, no mês de junho, em Manaus.

A primeira grande discussão sobre a criação dos grupos de referência ocorreu no mês de março, durante o seminário de Fortalecimento Institucional, realizado em Belém (PA). Aprovada a proposta, a etapa seguinte foi a de disseminar os objetivos básicos dos GRs no âmbito das organizações e das comunidades e identificar nomes para compor os grupos.

Inicialmente foram constituídos seis grupos que têm como coordenadores as seguintes lideranças: Alvino Macuxi, da macrorregião Amazonas/Roraima; Carlos F. Brandão (Acre/Rondônia); João Neves (Amapá/Pará); Bonifácio Xavante (Mato Grosso); Idjarruri Karajá (Tocantins); e Jonas Sansão (Maranhão).

Neste encontro de Manaus do qual participam o gerente técnico do PDPI, Gersem dos Santos Luciano, e a equipe técnica do projeto, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), além dos peritos do Departamento para o Desenvolvimento Internacional (DFID), do Reino Unido, e da agência de cooperação técnica GTZ, da Alemanha, os coordenadores estão pela primeira vez discutindo juntos o plano de atuação. A tarefa seguinte será, nas bases, desenvolver ações que levem ao fortalecimento institucional das organizações e, conseqüentemente, do movimento indígena.

Os GRs, de acordo com Gersem Luciano, têm função de relevância para o PDPI, pois será por meio deles que se construirá uma espécie de rede dinâmica, capaz de identificar problemas, discuti-los, e propor formas de enfrentamentos. "Serão os braços do PDPI presentes nas comunidades", compara o gerente técnico do projeto. A reunião de Manaus acontece no hotel Mônaco, avenida Silva Ramos, 20, Centro, até às 17h de hoje.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.