VOLTAR

Coordenadora da 6ª CCR participa de mesa-redonda sobre direito dos povos indígenas

Notícias do Ministério Público Federal
15 de Mai de 2008

A discussão faz parte do Encontro dos Povos Indígenas e Movimentos Sociais da Bacia do Rio Xingu.

A coordenadora da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, subprocuradora- geral da República Deborah Macedo Duprat de Britto, vai participar de uma mesa-redonda no encontro "Xingu Vivo para Sempre", que acontece de 19 a 23 de maio de 2008, no Ginásio Municipal de Altamira (PA).

No dia 22 de maio, dentro do tema "O direito de participação dos Povos Indígenas no caso de obras de infra-estrutura" , Deborah Duprat vai falar sobre a batalha judicial de Belo Monte pela falta de consulta aos índios. Participa também desse debate o procurador da República no município de Altamira Marco Antônio Delfino.

O objetivo principal do encontro é criar um movimento unificado na Bacia do Xingu para tratar de temas como desmatamento, envenenamento dos rios, grandes projetos econômicos, florestas preservadas e diversidade cultural dos povos da bacia, para manter sua integridade.

Além das mesas-redondas, o Encontro dos Povos Indígenas vai contar com rodas de conversa entre os participantes, momentos de diálogos com o público e espaço para exposição de fotos e vídeos, produzidos por cineastas indígenas.

No encerramento, dia 23 de maio, as discussões ocorrem na beira do Rio Xingu, com a participação do governo, movimento social, lideranças indígenas, ribeirinhos e agricultores.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.