VOLTAR

Coordenador nega "racha" com o CIR

Folha Web - http://www.folhabv.com.br/
Autor: Neuraci Soares
08 de Dez de 2010

O coordenador da região Serra da Lua, Simeão Messias, negou que as 18 comunidades indígenas que compõem a área tenham interesse de se desligarem do Conselho Indígena de Roraima (CIR), mas confirmou que está sendo articulada a criação de associação com as lideranças que vivem na região.

Simeão disse que a notícia do desligamento das comunidades do CIR pegou todas as lideranças de surpresa. Segundo ele, o tuxaua da comunidade Canauani, Ivônio da Silva Souza, foi "infeliz" em suas declarações, já que o assunto foi apenas ventilado na 28ª Assembleia Geral das Lideranças da Serra da Lua, realizada no mês de novembro, na comunidade Malacacheta.

"Nada ficou definido nesta assembleia. Apenas foi ventilada essa possibilidade de estarmos criando uma associação específica para atender os interesses do nosso povo, ou seja, de quase sete mil índios que moram na região. Mas nada ficou determinado", explicou Simeão.

O coordenador disse ainda que lamenta a posição do ex-tuxaua. "Não entendemos os motivos que levaram o Ivônio a fazer isso, já que nem mesmo tuxaua ele é, pois houve uma nova eleição em sua comunidade e ele não é mais o tuxaua. Outra tristeza é ver nosso próprio irmão divulgando informações que eram restritas da nossa assembleia, assuntos que dizem respeito apenas ao nosso povo e agora são expostos dessa forma", declara Simeão.

Ele disse ainda que a região da Serra da Lua não tem qualquer interesse em se desligar do CIR, nem mesmo após a criação de uma associação própria. "O CIR sempre esteve conosco. Temos uma boa relação nesses vários anos de convivência. Não há motivos para um desligamento. O que queremos na verdade é abrir novas portas e não fechar as já abertas", explicou Simeão.

Sobre a falta de apoio do CIR a projetos desenvolvidos na Serra da Lua, Simeão disse que o fato não é real e que o CIR tem apoiado as comunidades dentro de suas possibilidades e isso nunca gerou qualquer descontentamento.

CIR - O coordenador-geral do CIR, Dionito José de Souza, não quis se pronunciar sobre o assunto. Segundo ele, a liderança da região Serra da Lua é que tem autoridade para falar e se pronunciar em nome das lideranças locais.

http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=99445#

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.