VOLTAR

Coordenador do Programa Vale do Ribeira, do ISA, recebe Prêmio Dorothy Stang 2009

ISA - www.socioambiental.org
28 de Set de 2010

Entregue em sessão solene na noite desta segunda-feira (27/9), o Prêmio "Dorothy Stang de Humanidade, Tecnologia e Natureza", criado em 2006 pela Câmara Municipal de São Paulo, destina-se a iniciativas de pessoas físicas, pessoas jurídicas, sociedade civil e poder público que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural em respeito ao meio ambiente. Dividido em três categorias Humanidade, tecnologia e Natureza, é concedido a cada dois anos.

Na edição 2009, os premiados foram: Nilto Tatto, do ISA, na categoria Humanidade; o Prof. Luis Roberto Tommasi, da USP, na categoria Natureza, por suas pesquisas e estudos de impactos ambientais; e na categoria Tecnologia, o projeto Energia Eólica Marítima Asa Branca (que tem 23 usinas no Ceará movidas a ventos) e a indústria PPG-Renner, por sua tinta ecológica, que não agride a natureza.

Os vencedores foram saudados pela Camerata da Polícia Militar que tocou peças de Vivaldi, Tom Jobim e Chico Buarque. Em seguida, o presidente da mesa, vereador José Pólice Neto, fez um breve resumo dos temas trabalhados pelos premiados.

O vereador Zelão, presidente da Comissão Julgadora, também discursou, lendo uma pequena biografia de Nilto Tatto, ressaltando seus anos de militância política e socioambiental. Ao agradecer à comissão julgadora e à Câmara Municipal de São Paulo por instituir um prêmio em homenagem a missionária Dorothy Stang, assassinada em 2004, no assentamento rural onde trabalhava, no Pará, Tatto fez questão de lembrar seus "mestres": companheiros de trabalho e de lutas, quilombolas, índios e caiçaras com quem convive no dia-a-dia e que muito tem lhe ensinado. Os premiados receberam uma salva de prata e depois foram homenageados com um coquetel de confraternização que reuniu os presentes no restaurante São Paulo do Palácio Anchieta.

http://www.socioambiental.org/noticias/nsa/detalhe?id=3173

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.