VOLTAR

Coordenação da Funai em Maceió viabiliza projeto habitacional para os índios Xocó da Ilha de São Ped

Funai - http://funaialagoas.blogspot.com/
25 de Jan de 2012

A Coordenação Regional da Funai em Maceió/AL, em parceria com a Superintendência da Caixa Econômica Federal em Aracaju-SE, iniciou um projeto habitacional para os indígenas de etnia Xocó que habitam a ilha de São Pedro, na margem sergipana do Rio São Francisco.

A partir da iniciativa do Coordenador Regional da Funai, Frederico Vieira Campos e Coordenador Técnico Local, Josinaldo Ribeiro da Silva, junto à CEF, foi possível implementar o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) que, até então, era inédito para os Povos Indígenas brasileiros. 25 mil reais são o custo de cada habitação edificada em alvenaria, com dois dormitórios, banheiro interno e saneamento básico.

Serão beneficiadas 50 famílias as quais terão acesso a moradia, participando efetivamente em todas as fases do projeto, inclusive no processo de construção, haja vista que a mão-de-obra remunerada será exclusiva dos próprios Xocó.

A primeira fase já foi concluída com a assinatura do convênio e a entrega do primeiro lote de material de construção. A previsão é de que até meados de 2012, as cinqüenta famílias estejam residindo em suas novas casas.

A Coordenação da Funai em Maceió pretende ampliar esse benefício para os demais grupos indígenas que estão sob sua jurisdição, de forma a garantir que os Povos tenham a devida dignidade no acesso a habitação.

http://funaialagoas.blogspot.com/2012/01/coordenacao-da-funai-em-maceio…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.