VOLTAR

Convivência de estudantes com índios é mostrada em revista

Midianews-Cuiabá-MT
12 de Abr de 2002

Estudantes da Fundação Universidade de Tocantins (Unitins) retratam sua convivência com as aldeias indígenas Karajá e Javaé, ambas de Tocantins, no lançamento de uma revista e uma exposição fotográfica.

O trabalho de campo, que deu origem à revista e à exposição, faz parte de um projeto para o último semestre do curso de Comunicação Social da universidade. O lançamento ocorreu nos dias 9 e 10, durante o "2o Fórum sobre Questões Indígenas", no campus da Unitins. O evento, que foi aberto ao público, faz parte das comemorações do Dia do Índio.

O objetivo dos estudantes é mostrar elementos que vão desde o cotidiano dos índios, até discussões sobre a relação deles com a vida e a morte A experiência dos seis estudantes retrata os hábitos, costumes, religião e organização dessas tribos, mostrando que nem tudo o que se aprende na escola sobre índios é verdade.

Durante o período de seis meses de pesquisa e 26 dias de convivência com estas aldeias, os seis estudantes do último semestre de Comunicação Social puderam conhecer de fato o que é viver em uma comunidade indígena.

A revista tem 47 páginas e é composta de textos assinados pelos estudantes Kassandra Valduga, Rísia Lima, Gina Carla, Aurielly Painkow, Celiana Azevedo, Lailton Alves e Wagner Javaé. Também assinam a revista os orientadores Odair Giraldin, mestre em Antropologia, e o jornalista Fábio Abadia Sousa, além dos índios Kohâlue Karajá e Waxiy Karajá que também assinaram alguns textos, focalizados no preconceito racial e a na Educação Diferenciada.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.