VOLTAR

Convênio Coiab/Funasa formará agentes indígenas de saúde, microscopistas e parteiras

Site da Funai
08 de Jul de 2003

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), conveniada com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), está promovendo, de 7 a 28 de julho, no Centro Mariápolis Maria de Loreto, situado no Km 26,5 da estrada Manaus - Itacoatiara, o Curso de Formação para Agentes Indígenas de Saúde (AIS), microscopistas e parteiras indígenas. Ao todo, participam 170 pessoas do curso - 122 AISs, 11 microscopistas, nove parteiras, e outros profissionais de saúde, procedentes dos 10 pólos-base da área de abrangência do Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus (DSEI/Manaus).

O Curso busca capacitar os indígenas para oferecerem serviços de qualidade às comunidades, junto com a equipe multidisciplinar que atende os pólos-base, por meio de avaliação da experiência e atualização de conhecimentos sobre os diferentes programas do Ministério de Saúde. Segundo os organizadores, está garantida a implementação de um modelo específico e diferenciado.

As áreas da Saúde da Criança, do Adolescente e da Mulher Indígena deverão ser priorizadas no curso, dando ênfase ao tratamento preventivo e à valorização das formas tradicionais de atendimento e cura. A coordenação do evento explica que a metodologia será bastante didática para facilitar o domínio das matérias pelos indígenas.

Maiores informações com o Paulino Montejo, da Assesoria de Comunicação da Coiab, nos telefones: (92) 2330749, 2330548 e 2345186; ou com a Supervisora de área do DSEI/Manaus, Ana Lúcia Salazar, no (92) 9127 3580. Os telefones do local onde o curso está sendo realizado são (92) 2451175 e 91216740

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.