VOLTAR

Convênio Coiab/Funasa difunde ações pela Amazon Sat

Coiab-Manaus-AM
12 de Jun de 2003

A Gerência Técnica do Convênio de Saúde Coiab/Funasa inicia a partir do dia 12 de junho parceria com a Amazon Sat, para a cobertura e difusão do Programa de atividades do Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus (DSEI/Manaus). A parceria, que conta com o apoio da Fiocruz, tem por objetivo, de acordo com a enfermeira supervisora de área, Ana Lúcia Salazar, dar a conhecer as atividades e realizações do Distrito, que pouco têm sido divulgadas, impedindo assim a valorização do papel desenvolvido pela Coiab e os profissionais de saúde na implementação desse atendimento específico direcionado aos povos indígenas. A Amazon Sat, que pertence à Rede Amazônica de Televisão, é o único Canal de TV temático voltado para a Amazônia, sob a responsabilidade de profissionais de comunicação da região.

O acompanhamento das atividades do DSEI/Manaus pela Amazon Sat, começa pelo município de Manicoré, no período de 12 a 20 de junho, quando a equipe de Saúde do Convênio estará atuando na região, executando o Programa de atenção básica que, entre outros serviços, inclui: atenção à mulher, atenção à criança, imunização, saúde bucal, educação em saúde, tratamento e prevenção da malária, notificação de doenças compulsórias como a dengue e rotina de vacinação contra doenças imuno-preveníveis (tétano, varicela, coqueluche, dificteria, rubéola, gripe, sarampo, tuberculose, pneumonia, hepatite e paralisia infantil).

Integram a equipe do DSEI, dois médicos, dois odontólogos, duas enfermeiras, seis auxiliares de enfermagerm, dois técnicos de laboratório, os Agentes Indígenas de Saúde (AIS) do município, dois pesquisadores da Fiocruz e duas acadêmicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que realizam no Distrito Estágio de Internato Rural.

O município de Manicoré abrange 22 aldeias, habitadas por indígenas dos povos Apurinã, Mura, Mura Pirahã, Parintintins, Tenharim e Torã, somando uma população de aproximadamente 1.357 habitantes. O DSEI/Manaus atende um total de 13.861 pessoas, pertencentes a 117 comunidades, de 14 povos indígenas diferentes, distribuídos em 15 municípios do Estado do Amazonas.

A parceria da Coiab com a Amazon Sat e a Fiocruz deverá extender-se para outros municípios da área de abrangência do DSEI.

Para o Chefe de Jornalismo da Amazon Sat, Arnoldo Araújo dos Santos, essa atividade responde à necessidade de conhecer mais e difundir amplamente a realidade diversa da Amazônia brasileira. Arnaldo propõe ainda ampliar esta parceria para outras áreas temáticas e regiões em que atua a Coiab.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.