VOLTAR

Contrato garantirá capacitação profissional à população indígena

Midianews-Cuiabá-MT
06 de Mar de 2003

A Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) e a
Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Ensino Não-Formal, Assessoria, Consultoria e Projeto Ltda (Procede) assinam, nesta quinta-feira (06/03), contrato para a capacitação profissional da população indígena de Mato Grosso.

O cacique Raoni, da aldeia Metuktire, no Norte de Mato Grosso, uma
das principais lideranças indígenas do País, participa da solenidade de
assinatura, às 15h, no Salão Nobre do Palácio Paiaguás.

O contrato é de R$ 99.960,00, para a qualificação de 340 índios, em nove cursos definidos pelas lideranças indígenas e a Setec. A Procede foi escolhida por ser a única empresa selecionada pelo Plano Nacional de Qualificação Profissional (Planfor)/Qualificar em Mato Grosso, com cursos no perfil desta demanda e por já ter experiência nesta área, através do próprio programa, no passado.

Os cursos são de corte e costura, plantio de café, irrigação, piscicultura, informática básica, fruticultura, criação de galinha caipira, criação de queixada (porco-do-mato) e produção de açúcar mascavo e melado. São 340 vagas.

O Programa Qualificar tem recursos específicos para clientelas consideradas prioritárias como índios, portadores de necessidades especiais, desempregados e negros. Na demanda definida pelo Governo anterior, os índios não foram contemplados com os recursos do ano de 2002.

"Nós incluímos os cursos para a população indígena no programa para que o recurso não fosse devolvido ao Ministério do Trabalho. No planejamento do Planfor/Qualificar de 2003, vamos dar continuidade ao atendimento da demanda que os líderes nos apresentaram", garantiu a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi.

As lideranças indígenas solicitam qualificação profissional aos índios
espalhados em 12 aldeias do Norte de Mato Grosso, de cinco etnias (Kaiapó, Kaiaby, Apiaká, Munduruku e Panará), distribuídas em sete reservas.

Segundo Terezinha Maggi, a Setec pretende atender as aldeias gradativamente. A Pasta tem até o dia 30 de abril para prestar contas do exercício de 2002 do Planfor/Qualificar.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.