VOLTAR

Conter a derrubada da floresta

O Globo, País, p. 14
26 de Out de 2014

Conter a derrubada da floresta

Reverter o aumento do desmatamento na Amazônia será um dos principais desafios na área ambiental. Depois de quatro anos caindo consistentemente, ao que tudo indica este será o segundo ano consecutivo que a derrubada da floresta cresceu. Especialistas afirmam que o novo governo terá de retomar medidas que, no passado, já demonstraram eficiência no combate ao desmatamento, como a criação e consolidação de Unidades de Conservação (UCs). A presidente Dilma criou apenas uma na Amazônia.
- É preciso continuar criando e implementar as já existentes, fazendo regularização fundiária, colocando vigilância nas áreas - observa o pesquisador Paulo Barreto, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
Outra questão que deverá constar da pauta do próximo governo é a água. ONGs ambientalistas enviaram aos candidatos um documento alertando sobre a importância da proteção da Amazônia para manter o regime de chuvas em todo o país. Segundo o documento, lá são produzidos diariamente 20 bilhões de toneladas de vapor d'água transportadas em nuvens para o centro-sul do Brasil. Além da Amazônia, seria preciso reflorestar as margens de rios e nascentes.
Outro ponto a ser tratado pelo próximo governo, o cabo de guerra entre o Executivo e o Congresso em torno da prerrogativa da demarcação de terras indígenas também deverá constar da temática ambiental. A transferência desse poder da Presidência da República para o parlamento segue engavetada no Ministério da Justiça, apesar das pressões dos indigenistas para manter como está e dos ruralistas para mudar.

O Globo, 26/10/2014, País, p. 14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.