VOLTAR

Contag pede forca-tarefa contra pistoleiros no Para

OESP, Nacional, p.A10
10 de Fev de 2004

Contag pede força-tarefa contra pistoleiros no Pará
A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) quer que o governo federal crie uma força-tarefa formada pela Polícia Federal, Incra, Ministério do Trabalho e Ibama para investigar e coibir a violência contra os trabalhadores rurais no Pará. A entidade vai propor ainda a federalização dos inquéritos policiais relacionados aos crimes contra as lideranças sindicais envolvidas na luta pela reforma agrária. "O assassinato de Ribamar não é um caso isolado. Estamos assistindo a uma rearticulação das forças conservadoras no meio rural", propõe Manoel dos Santos, presidente da Contag.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondon (PA), Ribamar Francisco dos Santos - assassinado na sexta-feira passada - é o segundo líder sindical morto, desde janeiro deste ano, no sul do Pará. Além dele, foi assassinado, no dia 29 de janeiro, Ezequiel de Moraes Nascimento, presidente de uma associação de trabalhadores rurais.
Um fazendeiro de prenome Perrucho, proprietário da Fazenda Santa Mônica, é o principal suspeito de ter encomendado a morte de Ribamar , segundo informou ontem o delegado Walter Resende. Perrucho faria parte de um grupo de fazendeiros da região que não admitem a desapropriação de suas terras para a reforma agrária.

OESP, 10/02/2004, p.A10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.