VOLTAR

Consultor federal visita Vila Olímpica Indígena em Dourados

Agora MS - http://www.agorams.com.br
28 de Ago de 2013

Nesta manhã de quarta-feira o diretor/presidente da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados), Antonio Coca, voltou a visitar a Vila Olímpica Indígena, desta feita acompanhado do Consultor Regional do Ministério dos Esportes, Saulo Vasconcelos Rocha.

Depois de visitar na semana passada a Vila Indígena na companhia do Procurador Federal Marco Antônio Delfino de Almeida, quando na oportunidade Marco Antônio tomou conhecimento da programação do PELC (Programa de Esportes e Lazer na Cidade) que já está sendo implantado naquela comunidade indígena, tais como basquetebol, voleibol, futsal, futebol de campo, xadrez, atletismo entre outras atividades esportivas, Antonio Coca na companhia do profissional em educação física e técnico de basquetebol Carlos Montania, que atuará como coordenador geral dos programas na Vila Olímpica mostrou ao Consultor Regional a planilha de trabalho a ser desenvolvida para a juventude de uma das maiores áreas indígenas do país.

Otimismo

Em contato com a reportagem, Saulo Rocha que responde pela região Centro Oeste disse que gostou da estrutura da Vila Olímpica e acrescentou que parte das atividades a serem desenvolvidas para a comunidade indígena nos esportes será fundamental para a área pedagógica, o que está dentro da proposta desenvolvida pelo Ministério do Esporte a nível de país. "A comunidade indígena tem uma Vila Olímpica com uma das maiores infraestrutura esportiva do país e o projeto montando para ser desenvolvido para as crianças e para os adolescentes tem tudo para ser um dos melhores do nosso projeto" disse ele lembrando que Dourados por ter uma grande população indígena, será a única contemplada com os benefícios para que seja aplicada nas reservas. "Dourados é uma cidade diferenciada no nosso projeto, porque ela a priori somente vai de início atuar na área indígena. Quem sabe para um futuro próximo possamos estender a PELC para a área urbana também, pois a cidade mostrou um potencial foram do comum que deve ser explorado de forma positiva para que possamos atrair novos investimentos nestas áreas esportivas" disse o consultor regional satisfeito por ver os projetos já em andamento na Vila Olímpica indígena douradense. "Com a PELC em andamento na Vila Olímpica indígena, temos como propósito de fomentar novos investimentos para favorecer também as áreas urbanas. Gostei muito do que vi aqui. Devo dizer que na região Centro-oeste temos apenas seis convênios, o que é muito pouco, porém estamos estudando a ampliação do maior número possível como na região Nordeste que já conta com mas de 32 deles já em andamento" disse ele a reportagem logo após ter conhecido e ter conhecimento da infraestrutura do estádio Frédis Saldivar, o "Douradão". "Esta praça esportiva é magnífica, o que demonstra que todos os projetos oriundos do Ministério do Esporte em Brasília poderão sim ter verbas do Ministério do Esporte para ser capitalizados e serem empregados em Dourados e também em cidades da na região" disse o consultor regional que responde pelas fiscalizações dos investimentos dos projetos do Ministério do Esporte por meio da PELC na região Centro-oeste do país.

O Procurador

Já antes da vinda de Saulo Rocha nesta manhã de quarta-feira, a FUNED por meio do diretor/presidente Antonio Coca esteve na Vila Olímpica indígena acompanhada do Procurador Federal Marco Antônio Delfino de Almeida e na oportunidade ele teve acesso ao projeto do programa do Governo Federal por meio da PELC que deverá atender cerca de 800 crianças e adultos que convivem na comunidade.

Na ocasião a PELC foi apresentada pelo profissional em educação física e técnico de basquetebol Carlos Montania, que atuará como coordenador geral do programa.

No basquete segundo informou o coordenador do programa, será implantada duas categorias, sendo elas masculinas e femininas, aonde a partir do início do próximo ano estarão participando das competições a nível de estado, com o objetivo de buscar uma das vagas nas Olimpíadas Nacional Escolares .

Para este ano Carlos Montania diz que o programa é mantido pelo Governo Federal em contra partida com a Prefeitura Municipal e que no basquetebol feminino pretende colocar uma equipe indígena para disputar o Festival Estadual de 12 a 14 anos, que deverá ser realizado em novembro na cidade de Itaporã.

"De início estou com 60 alunas treinando no basquetebol, mas a nossa meta é atingir o maior número possível de jovens que pretende praticar este esporte" disse Carlos Montania.

Após ter acesso ao programa que está sendo implantado na Vila Olímpica Indígena, Marco Antônio disse ter ficado muito satisfeito com o propósito que está sendo coordenado pela FUNED para atender as comunidades s reservas do Jaguapirú e Bororó.

"Acredito que com seriedade e organização este programa irá trazer uma opção para todos aqueles que participarem dele e o Procurador Marco Antonio como nosso parceiro ficou muito feliz por tudo que viu na Vila Olímpica Indígena" disse Antonio Coca a reportagem. (Waldemar Gonçalves - Russo).

http://www.agorams.com.br/jornal/2013/08/consultor-federal-visita-vila-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.