VOLTAR

Consulta pública para criação de florestas

www.amazonia.org.br
Autor: Salete Marinho
01 de Ago de 2006

Trombetas e Nhamundá-Mapuera” vão proporcionar geração de emprego e renda em três municípios.
A criação das florestas estaduais Trombetas” e Nhamundá-Mapuera” é uma proposta do governo do Estado para proteger as áreas existentes nos municípios de Oriximiná, Óbidos e Faro, no Oeste do Pará. De acordo com informações da chefe de divisão da unidade de conservação da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectam), Ivalize Fiock, que visitou na semana passada Oriximiná, a consulta pública tem como propósito reunir a população em geral, e em particular as organizações e associações comunitárias, organizações ambientais e sociais, associações e representações dos trabalhadores, associações e representantes do setor privado e órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal para discutirem a proposta da criação das Unidades de Conservação.

A Unidade denominada floresta Trombetas terá uma abrangência em boa parte no município de Oriximiná e Óbidos e a floresta denominada Nhamunda-Mapuera compreenderá Oriximiná e Faro”, explicou Ivalize Fiock, lembrando que esta proposta do governo do Estado é com base na Lei do Macrozoneamento Ecológico, onde define as tais áreas para criação de unidades de conservação e de uso sustentável. Fiock explicou ainda que, nessas regiões, existe um grande potencial madeireiro que, através dessas unidades, vai possibilitar o uso racional desses recursos naturais. Não só os madeireiros como os não-madeireiros, porém elas (Unidades) irão trazer também geração de renda para população local, além de outras atividades que são permitidas neste tipo de reserva como, por exemplo, o turismo”, destacou.

Ana Cristina Nobre, do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, que acompanha a equipe, disse que a idéia de criar a Unidade é simplesmente para garantir a proteção dessas áreas. Além disso, depois de ser aprovada essas Unidades, as pessoas residentes nessas localidades não precisam se preocupar, pois elas terão garantidas as suas permanências nesses locais”, finalizou.

A reunião acontece pela manhã, no próximo dia 3 de agosto, na Câmara Municipal de Oriximiná. Esta consulta pública visa apresentar, receber comentários e sugestões sobre a proposta da criação das Florestas Estaduais de Trombetas e Nhamundá-Mapuera, que atingem três municípios: Oriximiná, Óbidos e Faro”, disse.
Salete Marinho
01/08/2006 disponível em http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=215344

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.